Na tarde desta quarta-feira (9), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Conselho Municipal de Saúde realizaram uma Pré-Conferência Municipal de Saúde, em preparação para a Conferência Municipal de Saúde, que será realizada nos dias 22 e 23 de julho. O encontro aconteceu na sede do Conselho, localizada no Centro Municipal de Atenção Especializada (Cemae), com a presença de membros do conselho, de representantes do governo e de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com o tema “Planejando e Fortalecendo o SUS no município de Vitória da Conquista”, a Conferência de Saúde busca estimular a participação social no Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo discussões amplas e qualificadas com os cidadãos sobre os rumos da saúde no município. Ao fim das discussões e contribuições, serão elaboradas propostas para a formulação da política de saúde em nível local, definindo as diretrizes para o Plano Municipal de Saúde dos anos de 2026 a 2029.

Secretária de Saúde, Fernanda Maron destacou a importância dos encontros como momentos democráticos que envolvem diferentes atores com o objetivo de melhorar a saúde do nosso município. “2025 é o ano da nossa Conferência de Saúde, e desde junho estamos realizando as pré-conferências em diversos setores. São preparações para a Conferência. É o momento em que população, gestores, trabalhadores discutem sobre a saúde do nosso município, e elegem para melhoria dos serviços na nossa cidade”.

Fernanda Maron

Durante o encontro, os participantes foram acolhidos com uma apresentação institucional, esclarecendo os objetivos da realização da Conferência Municipal de Saúde, além da apresentação de dados sobre as ações e a situação da Saúde no município.

Em seguida, os presentes apresentaram propostas nos três diferentes eixos abordados na pré-conferência: “Eixo 1 — Cuidado Integral e Promoção da Saúde”, “Eixo 2 — Gestão, Planejamento e Organização da Rede”, “Eixo 3 — Participação e Controle Social”. Ao todo, foram reunidas três propostas para cada eixo, que serão debatidas e votadas na Conferência Municipal de Saúde, realizada no fim do mês.

Presidente do Conselho Municipal, Tarsis Gonçalves reforçou a relevância das pré-conferências, que permitem a discussão das necessidades no território de forma descentralizada, levantando reivindicações e ouvindo propostas dos usuários do serviço, que conhecem a realidade das diferentes localidades. “As pré-conferências estão acontecendo desde o dia nove de junho em vários âmbitos, como secretarias, conselhos locais, e é um momento importante, pois permite à população trazer suas demandas e ajudar a construir um Plano de Saúde que atenda às necessidades do nosso município”.

O vice-presidente, Ricardo Alves, ressaltou a necessidade da participação popular na construção de políticas públicas para a saúde. “A participação popular é fundamental. Gestores, prestadores e usuários do sistema de saúde precisam trazer as suas proposições, as suas ideias, que vão se transformar depois em objetivos e métodos do Plano Municipal de Saúde, que tem que ser executado dentro da programação Anual de Saúde. Depois, tudo isso é prestado conta ao Conselho Municipal de Saúde com relatórios anuais de gestão. Com essa participação, temos um SUS ainda mais forte”.

Presidente do Conselho Municipal de Saúde da cidade de Nanuque, em Minas Gerais, Vandré Souza valorizou a troca de experiências proporcionada por momentos como as pré-conferências, e espera levar aprendizados para o município que representa.

“Quando a gente vem de um município pequeno igual o nosso, que tem em torno de 35 mil habitantes, chega em Vitória da Conquista, numa cidade que tem mais de 300 mil pessoas, e vê um conselho de saúde em funcionamento, com essa troca de experiências, pra nós é muito gratificante. Podemos conhecer uma realidade diferente, saber os anseios da população de um município maior, as ações e os desafios da Administração. Vamos levar muitos conhecimentos pra nossa cidade”.

Vandré Souza

Conferência Municipal de Saúde

A 12ª Conferência Municipal de Saúde acontece entre os dias 22 e 23 de julho, com o objetivo de avaliar a situação da saúde e dos serviços em Vitória da Conquista, visando a elaboração de propostas para a formulação de políticas de saúde em nível local. Com participação popular, a Conferência irá elaborar as diretrizes para o Plano Municipal de Saúde válido para os anos de 2026 a 2029.