Desenvolvimento Social
Postado em 26 de maio de 2025 as 09:03:53

A sexta edição do Suas na Comunidade de 2025 foi realizada no Assentamento Caldeirão
A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), realizou neste domingo (25) mais uma edição do programa Suas na Comunidade. Desta vez, a ação foi realizada no Assentamento Caldeirão, no distrito de Cercadinho, e atendeu também moradores da Fazenda Monte das Oliveiras e dos assentamentos Cipó, Mutum, Fábio Santos, Olho D’Água e Arizona, garantindo o acesso a diversos serviços públicos voltados à proteção social e à promoção de direitos.
A estrutura foi montada em frente à Escola Municipal Fábio Henrique, onde 144 pessoas tiveram acesso aos serviços do Sistema Único de Assistência Social (Suas), do programa municipal de Habitação de Interesse Social (HIS) e da Ouvidoria Municipal. Além disso, também foram realizados encaminhamentos de demandas para a Defensoria Pública da União (DPU).
- Cras
- Habitação
- Cadastro Único
- Ouvidoria
- Dinâmica
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, o Suas na Comunidade tem sido uma ferramenta estratégica para que o Governo Municipal consiga facilitar o acesso da população aos serviços da assistência social. “A ideia do Suas na Comunidade é encurtar distâncias. Isso é o compromisso da Prefeitura de Vitória da Conquista de, cada vez mais, melhorar a vida das pessoas e fazer com que a assistência social cumpra a sua missão de garantir proteção social às famílias conquistenses”, ressaltou o secretário.
Dentre os beneficiados da ação, está Ana Carolina Almeida, que vive no Assentamento Fábio Santos. Ela aproveitou a ação para incluir a pequena Laura no Cadastro Único. “É muito bom porque facilita para a gente o acesso a diferentes serviços de uma só vez. Onde a gente mora não entra carro todo dia, só no final de semana. E a gente depende desse transporte para ir até Conquista. Já que aqui é bem mais perto, eu aproveitei para vir hoje e incluir minha filha no cadastro”, relatou a moradora.
- Michael Farias
- Ana Carolina
- Marli Cruz
A programação do Suas na Comunidade contou também com uma roda de conversa, ministrada pela equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Rural II. A atividade abordou o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, em alusão à campanha “Faça Bonito: proteja nossas crianças e adolescentes” da Prefeitura de Vitória da Conquista.
Segundo a gerente do Creas Rural, Marli Cruz, a ação teve o objetivo de conscientizar e mobilizar as famílias para o combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes. “A roda de conversa foi uma forma de orientar as famílias sobre como identificar sinais de abuso e saber onde procurar ajuda. Nosso papel é garantir que a população rural também tenha acesso a esse tipo de informação e saiba que pode contar com a rede de proteção”, explicou a gerente.
Sobre o Suas na Comunidade
Organizado pela Semdes, o Suas na Comunidade é realizado em articulação com outras secretarias do Governo Municipal, a exemplo das secretarias municipais de Desenvolvimento Rural (SMDR), de Políticas para Mulheres (SMPM), de Serviços Públicos (Sesep) e da Ouvidoria Municipal. A realização do programa também conta com a parceria de outras entidades, como a DPU e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O objetivo do programa é ampliar o acesso da população de localidades mais afastadas do Centro da cidade ou com maior vulnerabilidade social aos serviços da assistência social, por meio de ações comunitárias realizadas nos condomínios residenciais do Programa Minha Casa, Minha Vida e também na Zona Rural de Vitória da Conquista.





















