Desenvolvimento Social
Postado em 26 de abril de 2025 as 16:07:02
Sábado de ação comunitária e mais de 300 atendimentos do Suas na Comunidade, nos residenciais Bela Vista I e II, no bairro Vila Elisa. Essa foi a edição do programa este ano, primeira na Zona Urbana. A população teve acesso a serviços como atualização do Cadastro Único, orientações sobre o Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), emissão da Carteira da Pessoa Idosa, Passe Livre, entre outros.
“É um sábado extremamente especial aqui nos condomínios residenciais Bela Vista I e II, é a primeira edição do ano aqui na Zona Urbana e a gente fica feliz com a presença do INSS, da Defensoria Pública da União, e principalmente das famílias que vivem aqui nesse território. É a Assistência Social chegando perto das pessoas, garantindo acesso a atendimentos que são importantes para vida delas. É um momento de encontro comunitário, mas principalmente de atendimento qualificado, mais perto da comunidade, fazendo com que a assistência social cumpra a sua função de garantir proteção social às famílias conquistenses”, destacou o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias.
Desenvolvido pela Semdes, o programa é articulado com outras secretarias, como Desenvolvimento Rural (SMDR), Políticas para Mulheres (SMPM) e Serviços Públicos (Sesep). As ações também contam com a participação da Ouvidoria-Geral do Município.
- Michael Farias
Cristina Oliveira procurou a ação porque precisava de atendimento do CadÚnico e da Defensoria Pública da União. Ela contou que se não fosse o Suas na Comunidade, teria de pagar passagens para ir a dois locais diferentes.
“A gente que não tem tempo e nem dinheiro para ir lá no CadÚnico, aí aproveitar a oportunidade para fazer as duas coisas ao mesmo tempo, porque se fosse para eu ir fazer duas coisas eu ia precisar de duas passagens de ida e duas de vinda, então eu aproveito aqui para fazer tudo o que eu preciso”, disse a moradora do Vila Elisa.
- Cristina
- Defensora Leila
A Defensoria Pública da União (DPU) é uma das instituições parceiras do programa, assim como o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que estiveram presentes na ação de hoje.
“Pra gente foi uma grande alegria porque isso nos aproxima do nosso público, que muitas vezes tem dificuldade de se deslocar. E a intenção da Defensoria Pública da União em aceitar esse convite é a gente levar o serviço até essas pessoas que moram em locais mais afastados, como os residentes do programa de habitação popular Minha Casa Minha Vida e localidades da Zona Rural. Então, a gente leva os serviços da Defensoria, a gente presta assessoria integral e gratuita em diversas demandas. É muito gratificante”, disse a defensora pública, Leila Carinhanha.
- Wellington
Também morador do Vila Elisa, Wellington Vieira estava com o filho Antony, de um mês. Ele aproveitou o serviço perto de casa para fazer a atualização do CadÚnico.
“É bom porque é o momento que a gente tem para atualizar os nossos dados, no meu caso é atualização do Bolsa Família, porque meu filho acabou de nascer, então vou atualizar ele no Bolsa Família. E com esse projeto fica melhor pra gente, porque evita da gente fazer o caminho mais longo, e com criança pequena não seria um momento bom. Então com o projeto melhora mais para cada um de nós”, declarou.
Durante a ação, as crianças também tiveram momento de socialização, com pula-pula, pipoca, algodão doce e escorregador.