A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou na manhã desta sexta-feira (25) mais uma edição do Saúde em Todo Lugar, programa itinerante que leva mutirão de serviços de saúde para localidades rurais ou distantes do perímetro urbano. Desta vez, o programa esteve no povoado São José (Pé de Galinha), situado no distrito de Iguá.

Na Unidade de Saúde do povoado e em uma estrutura adaptada no centro paroquial da igreja vizinha ao posto, foram oferecidos atendimentos médicos com clínico geral, dermatologista e pediatra, além de vacinação contra influenza (gripe), aferição de pressão arterial, teste de glicemia, serviços do Centro de Apoio e Atenção à Vida (Caav), com realização de testes rápidos e orientações sobre Infecção Sexualmente Transmissível (IST), distribuição de preservativo, entre outros.

Segundo a diretora da Atenção Básica da SMS, Taíse Amâncio, a população do povoado já havia manifestado o desejo de receber a ação, principalmente nesta época do ano, com a chegada do frio. “Creio que a procura maior é para atendimento médico, principalmente pediátrico, pois é neste período, em que a temperatura está mais baixa, que ocorrem muitos casos de síndrome gripal. Outra grande procura que constatamos aqui é em relação à vacina contra a influenza”, destacou a diretora.

Taíse

Além do acompanhamento prestado a cada morador, os agentes de saúde também cumprem um importante papel de informar a população sobre o Saúde em Todo Lugar. José Pereira é um dos agentes que moram e trabalham no Pé de Galinha e relata a alegria de ver seus vizinhos comparecerem em peso para participar da ação. “Este tipo de atividade é um desafogo para o serviço dos agentes de saúde. Temos aqui no povoado cerca de 350 famílias, e este serviço facilita e traz comodidade a quem muitas vezes encontra dificuldade para se deslocar até a cidade para fazer um exame médico”, declarou o agente.

José

O público, em sua maioria formado por crianças, jovens, gestantes, puérperas e idosos, também puderam atualizar o Cartão SUS, e realizar a pesagem para os beneficiários do Bolsa Família e o cadastro de identificação de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A moradora Gilcilene Ferreira aproveitou para levar o filho recém-nascido Ravi ao primeiro exame pediátrico. “Esta é uma ação muito boa e muito importante para todo o povoado, que tem uma demanda grande por exames e atendimentos”, comentou a moradora.

Gilcilene e Ravi