O Núcleo de Atenção à Saúde e de Segurança no Trabalho (Nast) certificou, nesta quinta-feira (24), os servidores da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) que participaram da primeira turma do programa de Felicidade Interna do Servidor (FeliS). O Programa evidencia o cuidado da Gestão Municipal com o bem-estar dos servidores, especialmente aqueles que lidam diretamente com o público e enfrentam situações estressantes em seu dia a dia.

Ministrado por psicólogos do Nast, o programa FeliS tem como objetivo proporcionar um ambiente de trabalho mais saudável, priorizando o bem-estar físico, emocional e mental dos servidores. A escolha da Semob para sediar o primeiro grupo do projeto se deu pela natureza do trabalho desses profissionais, que frequentemente se encontram em situações de alta pressão.

Segundo a psicóloga responsável pelo FeliS, Leila Lopes, a saúde emocional é uma prioridade do programa, que teve ênfase no diagnóstico de possíveis doenças e um tratamento direcionado ao trabalho dos servidores responsáveis pela organização do trânsito na cidade. “Foi bem satisfatório estar aqui e ouvir as demanda que os servidores nos apresentaram, que mostram que eles enfrentam situações com alto nível de estresse. Trouxemos ferramentas de como lidar com esse estresse do dia a dia, através de workshops e terapias em grupo, que ajudaram a enfrentar o mundo frenético do trabalho”, declarou Leila.

Um dos participantes, o agente de trânsito Bruno Martins, compartilhou sua experiência positiva com o programa. Diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) após passar por um terapeuta do Nast, Bruno destacou como o tratamento e as atividades do FeliS o ajudaram a se adaptar melhor ao ambiente de trabalho. “O diagnóstico foi libertador. Agora consigo me conhecer melhor e espero que os outros respeitem as pessoas com neurodivergência, e que servidores como eu possam ter melhores condições de desempenhar seu trabalho”, afirmou o agente.

Bruno ressaltou que a iniciativa do Nast não atende apenas necessidades individuais, mas também a demandas coletivas entre os servidores, que lidam cotidianamente com o desgaste físico e psicológico. “O programa trouxe informações importantes que muitos de nós não conhecíamos, ajudando nas relações com a população e também entre colegas”, complementou.

O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Edimário Freitas, destacou a importância do programa para a valorização dos servidores. “A valorização do servidor vai além de questões financeiras. O cuidado com a saúde, o lazer e o bem-estar são fundamentais. Estamos oferecendo mais possibilidades para que a Prefeitura seja um lugar cada vez melhor para se trabalhar”, afirmou o secretário.

Sobre o programa FeliS

O Programa FeliS faz parte da Política de Valorização do Servidor, estabelecida pela Lei nº 2.717, sancionada em 2022 pela prefeita Sheila Lemos. Com seus três pilares em: servidor em foco, qualidade de vida e desenvolvimento pessoal e profissional, a legislação visa criar estratégias que contribuam para o desenvolvimento pessoal e profissional dos servidores, promovendo hábitos saudáveis e a qualidade de vida no ambiente de trabalho.