Prefeitura lamenta morte do Papa Francisco e acompanha decreto nacional de luto oficial de sete dias
Gabinete Civil
Postado em 21 de abril de 2025 as 10:29:50
e atualizado em 22 de abril de 2025 as 23:04:17
A Prefeitura de Vitória da Conquista lamenta a perda e acompanha o luto oficial de 7 dias, decretado nacionalmente, em sinal de respeito pela morte do Papa Francisco, ocorrido nesta segunda-feira (21), em decorrência de um AVC.
Jorge Mario Bergoglio nasceu em Buenos Aires (Argentina), em 1940, e foi eleito pontífice em 2013, tornando-se o primeiro sacerdote sul-americano a alcançar o posto de líder da Igreja Católica.
Papa Francisco tinha um carinho especial pelo Brasil e escolheu o país como primeiro destino de suas viagens. O religioso deixa um legado de muito amor e acolhimento, sendo referência de caridade e fraternidade.
“Hoje o mundo amanheceu mais triste. Perdemos um pastor que tocou os corações de milhões com sua simplicidade, sua humildade e seu amor pelos mais pobres e esquecidos. Em nome do povo de Vitória da Conquista, deixo meu abraço solidário a cada fiel que chora essa partida. Aos nossos irmãos e irmãs católicos, saibam que estamos com vocês nesse momento de dor. Que Deus acolha o Papa Francisco com a mesma ternura com que ele acolheu a todos nós durante sua missão aqui na Terra”, disse a prefeita Sheila Lemos, em nota.
Ainda segundo a nota, “O Papa Francisco ensinou ao mundo que é possível liderar com amor. Ele nos mostrou que é na escuta, no cuidado, na compaixão que está a verdadeira força. Foi um exemplo de fé viva, de coragem para falar pelos que não têm voz, de esperança para quem já não acreditava mais. Ele marcou profundamente a nossa geração e, pessoalmente, me inspira como mulher, como cristã e como gestora pública. Seu legado é um chamado para sermos mais humanos, mais sensíveis e mais solidários”.
E finalizou: “A Prefeitura de Vitória da Conquista acompanha o luto oficial de 7 dias, decretado nacionalmente, em sinal de respeito à grandeza desse homem que fez história com o coração. Entraremos em contato com a Diocese para apoiar em tudo o que for necessário, seja nas celebrações, nas homenagens ou no acolhimento aos fiéis. Também estamos estudando formas permanentes de homenagear sua memória, porque o Papa Francisco não será esquecido. Seu nome ficará marcado na história da humanidade, e queremos que sua mensagem continue ecoando em nossa cidade”.