A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Coordenação da Juventude da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), realizou na manhã deste sábado (12), no loteamento Santa Mônica, a primeira edição da Caravana da Juventude. A ideia é fazer com que os jovens universitários da cidade atuem como protagonistas na prestação de serviços às comunidades mais carentes.

De acordo com o coordenador da Juventude, Luiz Augusto Cardoso, a Caravana da Juventude é realizada a partir de parcerias com outras secretarias e instituições, a exemplo das secretarias municipais de Saúde (SMS), Mobilidade Urbana (Semob), Serviços Públicos (Sesep), além da Uninassau e empresa Dass, que entram com oferta de vários serviços à comunidade. “A comunidade acolheu, a associação de moradores também se colocou como parceira deste projeto e as pessoas estão chegando, crianças, jovens, adultos e idosos. Acreditamos que esse é mais um projeto exitoso da Prefeitura de Vitória da Conquista”. Uma vez por mês, a Caravana da Juventude estará em um bairro ou distrito.

Entre os serviços oferecidos nesta manhã estão emissão do ID Jovem (Identidade Jovem), documento que possibilita ao jovem de baixa renda o acesso a diversos benefícios, captação de currículos para a Dass, vacinação, testes de HIV e sífilis, emissão e atualização do cartão do SUS, oficina de Educação no Trânsito. Estudantes da Uninassau, dos cursos de Estética, Fisioterapia, Odontologia e Medicina Veterinária, participaram com oferta de teste de glicemia, aferição de pressão arterial, massagem nas costas, ombro e ventosas, educação e saúde bucal, odontomóvel e também vacinação para cães e gatos.

O motorista Yuri Bezerra, 35 anos, compareceu ao evento com toda a família, e considerou a iniciativa bacana. Ele aproveitou para atualizar a caderneta de vacinação dos filhos e também vacinou o animal de estimação da casa. “Estamos morando aqui há cinco meses. É uma iniciativa bacana para ajudar a população que está mais distante do Centro, mas com esta iniciativa está trazendo a população para perto do projeto. Tem que acontecer mais vezes”.

Funcionária na empresa Dass e moradora no loteamento, Viviane Silva dos Santos ficou muito feliz com a iniciativa da Prefeitura. “Eu também trouxe o cachorro para ser vacinado, fiz o teste de glicemia. Agora mesmo passei pela simulação de dirigir embriagada. É um ato de conscientização também”.

Para a aluna do 1º semestre de Medicina Veterinária, Luciana Santos Silva, o evento foi muito bom. “As pessoas estão vindo, trazendo seus animais para vacinar e nossa turma, os colegas, estamos presente. É importante para a comunidade. Uma experiência incrível”. O estudante do 5º semestre de Fisioterapia na Uninassau, Arthur Igo Oliveira Santos, considerou importante participar do evento por ser uma aula prática. “Você consegue ter acesso aos pacientes, a comunidade consegue ter os atendimentos. Se habilitar mais para saber o que fazer em cada pessoa. Vale a pena participar sempre”.