II Seminário Intersetorial do Bolsa Família encerrou com uma visita guiada a unidades das políticas públicas de saúde, assistência social e educação

Durante os dias 8 e 9 de abril, Vitória da Conquista recebeu cerca de 30 municípios baianos para discutir estratégias de aprimoramento da execução do Programa Bolsa Família, em âmbito municipal, estadual e federal. A iniciativa foi organizada pela Prefeitura de Vitória da Conquista, em articulação com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Essa foi a segunda edição do Seminário Intersetorial do Programa Bolsa Família que, este ano, deu ênfase ao protagonismo municipal na realização do trabalho regionalizado com as famílias, garantindo o acesso a políticas públicas de saúde, educação e assistência social. Por esse motivo, foram convidados a enriquecer as discussões representantes das cidades baianas: Anagé, Aracatu, Barra do Choça, Belo Campo, Bom Jesus da Serra, Caetanos, Cândido Sales, Caraíbas, Condeúba, Cordeiros, Encruzilhada, Guajeru, Jacaraci, Licínio de Almeida, Maetinga, Mirante, Mortugaba, Piripá, Planalto, Poções, Presidente Jânio Quadros, Ribeirão do Largo, Ubatã, Cícero Dantas, Paulo Afonso, Salvador, Jequié, Lauro de Freitas, Tucano, Inhambupe e Tremedal.

O primeiro dia do evento, realizado na terça-feira (8), foi voltado para a qualificação de toda a equipe técnica e de gestores das secretarias municipais de Desenvolvimento Social (Semdes), de Saúde (SMS) e de Educação (Smed) de Vitória da Conquista, além dos representantes convidados dos municípios. Já o segundo dia, realizado na quarta-feira (8), reuniu os gestores municipais para debater a importância da liderança qualificada no processo de execução do programa Bolsa Família, ante as mudanças vivenciadas ao longo dos anos.

Com mediação de especialistas de destaque nacional dos Ministérios de Saúde (MS) e do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), foram debatidos temas como o papel do Cadastro Único para Programas Sociais na melhoria das políticas públicas e o acesso a direitos, o acompanhamento intersetorial das famílias beneficiárias e a importância das ferramentas de gestão e monitoramento das condicionalidades do Bolsa Família.

No encerramento do seminário, as comitivas do MDS e dos municípios convidados foram guiados em uma visita a três unidades estratégicas do cumprimento das condicionalidades e Vitória da Conquista, que são o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Pedrinhas, a Policlínica de Atenção Básica Dr. Admário Silva Santos e a Escola Municipal Antônia Cavalcante; além do Complexo de Escuta Protegida, que é referência nacional na proteção e garantia de direitos de crianças e adolescentes.

A visita foi guiada pelo secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, pela subsecretária da SMS, Kalilly Lemos, e pelo coordenador financeiro da Smed, Itamar Figueredo. Segundo Michael Farias, encerrar o seminário com a visita às unidades é fundamental para apresentar a experiência de avanço no trabalho realizado por Vitória da Conquista. “A gente está vivendo um novo ciclo no Governo Municipal que é o trabalho de territórios protegidos. O território protegido é aquele que tem a presença das três políticas públicas sociais – saúde, educação e assistência social – com uma proximidade geográfica. Isso facilita a articulação profissional no desenvolvimento de trabalho nos territórios”, explicou Michael.

Para Kalilly Lemos e Itamar Figueredo, a intersetorialidade tem sido o objetivo principal do Governo de Vitória da Conquista. As secretarias do Governo têm essa parceria, por isso que a gente consegue avançar. Nós entendemos a importância de cada secretaria na execução das políticas públicas, cada uma tem seu trabalho e juntas consegue chegar mais próximo da população”, afirmou Kalilly. “Ao unir forças de três secretarias, consequentemente, a gente consegue resultados bem mais eficazes”, completou Itamar.

Presente nos dois dias de evento, a coordenadora do Cadastro Único e do Bolsa Família de Barra do Choça, Rosane Amorim, relatou que as vivências do seminário foram fundamentais para o aprimoramento da execução dos programas sociais nos municípios. “Quero agradecer ao município de Vitória da Conquista pelo convite. Foi um evento muito importante, com discussões enriquecedoras e a presença do MDS. E essa experiência de Vitória da Conquista com todos os serviços muito bem integrados é muito importante para tudo funcionar bem. Vai servir de exemplo”, afirmou.