Mais de 20 municípios baianos participaram das discussões

A Prefeitura de Vitória da Conquista, em articulação com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, promoveu nesta quarta-feira (9) um encontro entre os gestores de mais de 20 municípios baianos para discutir a gestão do Programa Cadastro Único. O evento aconteceu no auditório da Faculdade Santo Agostinho (Fasa) e teve como principal pauta a gestão integrada do Programa Bolsa Família.

Esse foi o segundo momento de encontro com os gestores municipais, que na última terça-feira (8) participaram do 2º Seminário Intersetorial do Programa Bolsa Família. Os eventos contaram não só com a participação de municípios do Sudoeste baiano, como também de outras regiões da Bahia.

O secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, destacou a importância dessas discussões para o aprimoramento das políticas públicas em todo o território. “Vitória da Conquista segue se posicionando como um polo regional que gera incidência junto aos demais municípios da região. Esses debates colaboram de forma direta na construção da política pública de assistência social no Sudoeste da Bahia. A partir das discussões feitas nesse evento, fortalecemos ainda mais a gestão do Sistema Único de Assistência Social aqui no nosso município. Essa iniciativa qualifica os nossos servidores para um trabalho cada vez mais eficiente e eficaz e nos direciona para um caminho de ações que consolidam e fortalecem a assistência social. Isso melhora a vida das pessoas, cria melhores mecanismos de gestão e, principalmente, torna Vitória da Conquista uma cidade melhor para se viver”, afirmou Michael.

Além das discussões sobre a gestão do Bolsa Família, o diretor do Departamento de Operação da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania, Marcio Fernandes Maurício, mediou um diálogo com os gestores, trazendo orientações sobre o uso do Índice de Gestão Descentralizada (IGD), prestação de contas e sobre como vai funcionar a nova adesão ao Bolsa Família.

O IGD é um indicador que mede os resultados da gestão do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único obtidos em um mês. Ele representa uma estratégia inovadora para medir o desempenho de cada município, estimulando resultados cada vez mais qualificados. “O IGD é um instrumento de gestão do Bolsa Família e do Cadastro Único. É por meio desse índice que calculamos os recursos repassados para os municípios. Agora, com a nova legislação, temos orientações sobre como usar esse mecanismo de forma adequada. Essa é uma oportunidade de dialogar com esses gestores para garantir que a distribuição dos recursos seja feita de forma mais eficiente”, explicou Marcio.

Os gestores dos demais municípios baianos que participaram do encontro aprovaram as discussões e ressaltaram a importância da iniciativa de Vitória da Conquista em promover esses debates. “Eu achei o evento muito positivo, com muitas informações. Com a mudança no sistema do Cadastro Único, essas discussões vêm para fortalecer a política de assistência social, melhorando o nosso trabalho”, relatou a secretária de Assistência Social de Presidente Jânio Quadros, Fátima Amaral.

A secretária de Assistência Social de Tucano, Tânia Maria Fonseca, também destacou a relevância das discussões. “Algumas coisas levaremos para o nosso município. Vitória da Conquista tem experiências exitosas que deixam a gente muito feliz. Aqui é referência em serviços de assistência social, e as discussões foram muito boas. Espero que tenhamos outras oportunidades como essa”, pontuou Tânia.