Notícia Destaque
Postado em 21 de abril de 2025 as 09:04:07
Desde o início do ano, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) vem reforçando a execução dos serviços da pasta a fim de garantir a limpeza e a conservação dos espaços públicos de convivência da cidade.
Através da Coordenação de Limpeza Pública, a Sesep realiza periodicamente diferentes serviços de limpeza, nas zonas Rural e Urbana, como roçagem manual, capina, varrição e pintura de meio-fio, poda de árvores, coleta de resíduos domiciliares e da construção civil, coleta de resíduos volumosos e inservíveis (através da Operação Cata-Bagulho), roçagem de terrenos baldios, entre outros.
O secretário de Serviços Públicos, Luís Paulo Souza, destaca que a limpeza pública é fundamental para a qualidade de vida de qualquer cidade, garantindo ambientes mais saudáveis, seguros e agradáveis para os cidadãos. Além disso, de acordo com ele, contribui para a preservação da saúde pública, evitando a proliferação de doenças e mantendo as ruas livres de lixo e detritos.

Luís Paulo
“A limpeza urbana é um reflexo do cuidado e respeito pela comunidade e pelo meio ambiente, promovendo um espaço mais organizado, esteticamente agradável e funcional. Cuidar da limpeza da cidade é essencial para o bem-estar coletivo e para a construção de um futuro sustentável”, disse o secretário.
O cronograma das ações é elaborado por técnicos da Sesep, que obedecem a critérios como solicitações externas (Poder Legislativo, Associações de Moradores, Ouvidoria, cidadãos comuns), além do calendário de eventos municipais e oficiais, e observação in loco realizada pelos próprios técnicos.
No município, a coleta de lixo domiciliar abrange 100% da zona urbana e contempla ainda os 11 distritos e dezenas de povoados e localidades da Zona Rural. A periodicidade varia de localidade para localidade (setores), podendo ser de uma a cinco vezes por semana, dependendo da densidade demográfica existente, da facilidade de acesso aos locais e da demanda. Os horários são variados, ocorrendo nos períodos diurno e noturno.
Além das ações da Prefeitura Municipal, por meio da Sesep e da Coordenação de Limpeza Pública, a colaboração de todos os cidadãos é essencial para manter a cidade limpa, contribuindo para a melhor qualidade de vida de toda a comunidade, além de evitar riscos à segurança e à saúde.
Luís Paulo ressalta atitudes simples que têm um resultado expressivo nesse objetivo, como o descarte consciente, obedecendo os dias e horários da coleta, manter os imóveis e terrenos limpos e livres da proliferação de insetos e do acúmulo de vegetação e lixo, diminuir o consumo, reutilizar o que for possível e reciclar os materiais que chegarem ao fim de sua vida útil (os chamados 3 R’s da Sustentabilidade), além de denunciar as irregularidades aos órgãos competentes.
“O descarte irregular de resíduos prejudica a fauna e a flora local, coloca em risco a saúde pública e compromete a beleza natural dos espaços. Cada pedaço de embalagem plástica, papel e entulho descartados de forma inadequada contribui para a poluição da água, do solo e do ar, afetando negativamente a qualidade de vida de todos nós”, completou o secretário.
Para solicitar os serviços ou entrar em contato com a Coordenação de Limpeza Pública, a população pode utilizar os telefones (77) 3420-7008 ou (77) 98856-4627 (WhatsApp), além dos e-mails coordenacaodelimpezapmvc@gmail.com ou seseppmvc@gmail.com. Também é possível o envio de ofício à Sesep, ou comparecer pessoalmente na sede da secretaria, localizada na Praça Catão Ferraz, s/n, Centro (Ceasa), das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Principais dados sobre a limpeza pública nos primeiros 100 dias de 2025
– Serviços de roçagem manual, capina, varrição e pintura de meio fio em bairros, avenidas, canteiros e espaços públicos: 48 localidades (Cemitério do Kadija, canal do Santa Cecília, Parque Lagoa das Bateias, Avenida Modelo, Avenida Bartolomeu de Gusmão, distrito de Iguá, entre outros)
– Coleta de Resíduos Sólidos
– Resíduos domiciliares, públicos de feiras livres e urbanos (coleta de lixo na zona urbana por meio de caminhão compactador): mais de 18.500 toneladas;
– Resíduos domiciliares rurais (coleta de lixo na zona rural por meio de caminhão compactador): mais de 1000 toneladas
– Resíduos da construção civil – comboio (coleta e transporte de entulho descartados irregularmente): 5.500 toneladas
– Resíduos da construção civil – PEV (coleta e transporte de entulhos provenientes de Pontos de Entrega Voluntária): Atualmente, o município possui onze pontos, que, nos primeiros cem dias, receberam mais de 1.500 toneladas. A perspectiva, a partir do mês de abril, é ampliar esse número em mais de três novos pontos de recebimentos, período no qual finda-se a carência da empresa contratada devendo-se implantar integralmente o disposto no contrato 011-29-2024
– Operação do Aterro Sanitário (pesagem, compactação, cobertura e tratamento dos resíduos sólidos domiciliares provenientes na zona urbana e rural do município): 20.000 toneladas de resíduos processadas
– Operação Cata-Bagulho (coleta de resíduos volumosos e inservíveis): mais de 72 toneladas coletadas em mais de vinte localidades atendidas (Comveima 1, Morada Real, Jurema, Flamengo, Patagônia, entre outros)
– Poda de árvores em mais de 230 localidades da cidade (Lagoa das Bateias, avenida João Pessoa, Inocoop 1, entre outros)
– Roçagem de terrenos baldios em localidades como Vila Marina, Cidade Serrana, Bruno Bacelar, entre outros
– Cadastro de Grandes Geradores – A Coordenação de Limpeza deu início ao chamamento para cadastramento dos Grandes Geradores de Resíduos no município; mais de 60 empresas já foram notificadas para o cumprimento das medidas estabelecidas pela Lei 12.305/2010.