A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM), em parceria com o Senai, deu início, nesta quarta-feira (2), ao curso de Auxiliar de Padaria e Confeitaria, que acontece na sede da secretaria e conta com a participação de 20 mulheres inscritas.

Representantes do Senai em diálogo com as alunas

A secretária de Políticas para Mulheres, Viviane Ferreira, explicou que o curso faz parte das ações da pasta e visam garantir autonomia econômica e financeira para as mulheres. “Desde o ano passado, a gente vem realizando diversas oficinas de culinária para mulheres, inclusive com resultados totalmente positivos, pois elas já saem para a empregabilidade e também para o empreendedorismo”, completou.

Ainda segundo Viviane, o desenvolvimento da autonomia financeira também é uma das formas de acabar com o ciclo de violência. “Muitas vezes, a dificuldade das mulheres em sair desse ciclo é a falta de autonomia financeira e econômica”, completou.

Segundo a professora de gastronomia e ministrante do curso, Thaís Medeiros, a capacitação tem carga horária de 160 horas e em sua maioria é formada por aulas práticas. “As participantes estão muito animadas e são mulheres guerreiras e batalhadoras que dispõe desse tempo para poder se capacitar e aprender a fazer em casa ou então para vender e ter lucro nisso”, disse.

Entre as participantes do curso está a costureira Railda Maria Teixeira, que tem o desejo de abrir um café e expectativas positivas com a atividade. “Eu sou apaixonada por bolos, então, a parte que mais quero é em relação ao bolo, coberturas, recheios. Até porque eu tenho muita vontade de colocar um café, e isso inclui o bolo. Estou empolgada para aprender”, concluiu.