A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM), por meio da Coordenação de Autonomia e Políticas Transversais, vem realizando, desde sua criação, diversos cursos, oficinas e workshops para promover a formação e a qualificação profissional das mulheres do município. O objetivo é inseri-las no mercado de trabalho, abrindo portas para vagas de emprego ou a possibilidade de empreender e, assim, conquistar a autonomia financeira. Muitas delas já estão exercendo a profissão, como empregadas ou empreendedoras.

Oficina: Pães e Massas Especiais

Em 2025 já foram realizadas ações que abrangem diversas áreas. No ramo da gastronomia, aconteceu o Workshop de Biscoito, Workshop de Ovos de Páscoa, Oficina de Pães Especiais em Massas Salgadas e a Oficina de Confeitaria Avançada. No campo da estética e beleza, ocorreram os Workshop de Massoterapia, Massagem Relaxante, Drenagem Linfática e Modeladora, Curso de Skin Care, Workshop de Harmonização Facial e Workshop de Escova Profissionalizante, parte do projeto “Mãos e Fios”.

Apenas no primeiro trimestre deste ano, a SMPM já teve mais de 150 mulheres inscritas nos cursos oferecidos. Em 2024 foram cerca de 220 participantes. A soma total é de exatas 373 mulheres que participaram das diferentes atividades, e a estimativa é que dessas, 290 já estão inseridas no mercado de trabalho. Ou seja, um percentual maior que 75%.

Workshop da SMPM

Os cursos promovidos geram impactos positivos que podem ser observados pelos relatos das participantes, como Jucelia Abreu, do distrito de Bate-pé, que graças ao Workshop de Escovista conseguiu retornar às atividades, e agora, com certificado. “Eu conheci o curso ‘Mãos e Fios’ através de uma amiga que me apresentou a Secretaria da Mulher. A Prefeitura está dando uma grande oportunidade para as mulheres. Eu já tinha conhecimento na área, mas me agregou muito. Eu aprendi novas habilidades, novas técnicas e com isso eu voltei a atuar profissionalmente”.

Já Caroline Menezes, do bairro Miro Cairo, motivada pelo curso de Manicure e Pedicure, conseguiu conquistar confiança para empreender. “Eu já tinha um pouco de experiência, e com o curso eu consegui me aperfeiçoar. Eu e as demais participantes saímos todas aptas para trabalhar em salões de beleza ou para criar o próprio negócio. Consegui abrir meu espaço, pois com o curso eu adquiri segurança”.

Sala da Mulher Empreendedora

Outro segmento vinculado com a Coordenação de Autonomia é a Sala da Mulher Empreendedora, que foi criada em agosto de 2021, pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SMDE), e depois foi associada à SMPM. Desde sua criação, a Sala tem o objetivo de capacitar mulheres empreendedoras, fortalecer negócios e impulsionar resultados, e já atendeu cerca de 6 mil mulheres do município.

Assessoria Empresarial na Sala da Mulher Empreendedora

A Assessoria Empresarial, o projeto Mulheres que Conquistam, que entrou este ano na terceira edição, e o programa Filhas de Dandara, lançado no último dia 31, exclusivo para mulheres negras, são atividades organizadas para prestar assistência, apoio, incentivo e garantir orientações para mulheres que têm o propósito de empreender ou já possuem seu negócio. A Sala dá suporte para montar um negócio e orientações de gestão de marketing, financeira e administrativa, com instruções até mesmo sobre como formar um ambiente agradável e receptivo para as clientes.

A empreendedora Jescilene Jardim buscou a Sala da Mulher Empreendedora há três anos e, desde então, tem recebido assistência em suas atividades. Jescilene disse que as iniciativas promovidas são fundamentais para o desenvolvimento do seu empreendimento. “Os movimentos propostos pela Sala, o network que a gente faz, têm sido muito bons. Eu me sinto motivada por estar junto com outras mulheres, que sentem as dores que eu sinto, porque empreender é muito difícil. Então, pra mim, é maravilhoso. É um trabalho, um desenvolvimento para o pequeno empreendedor”, relatou.

Jescilene Jardim

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) atua na elaboração, apoio e articulação das relações de trabalho, renda e desenvolvimento econômico. A SMDE também realiza mentorias e orientações profissionais para homens e mulheres do município. Mesmo com um público misto, e ações não direcionadas exclusivamente para o público feminino, as mulheres têm uma presença expressiva nas atividades propostas pela secretaria, representando 70% do público geral.

Os serviços desenvolvidos pela SMDE e coordenações, com projetos e ações, resultam na transformação da vida de várias mulheres. São iniciativas importantes para a inserção e qualificação das mulheres no mercado de trabalho, e para o estímulo e potencialização do empreendedorismo feminino. Um exemplo é o Projeto Rumos, de orientação profissional e desenvolvimento de carreira, que auxilia no esclarecimento de dúvidas e na escolha de qual caminho seguir profissionalmente.

Projeto Rumos da SMDE

Jéssica Oliveira destaca a importância de participar do projeto: “Foi um verdadeiro divisor de águas na minha carreira profissional. Foi através desse projeto que finalmente encontrei minha verdadeira paixão: a confeitaria. Com muita orientação, apoio e incentivo, tive a coragem e o embasamento necessários para construir minha marca. Além do projeto, ainda tive a oportunidade de participar de cursos oferecidos pela secretaria, que me ajudaram a aprimorar minhas habilidades e expandir meu negócio. Sou imensamente grata por todo esse suporte.” concluiu.

Jéssica Oliveira