Vacina já está disponível nas unidades de saúde

Nesta segunda-feira (31), a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), deu início à Campanha de Vacinação Contra Gripe 2025, com uma semana de antecedência em relação à nacional, que começa no dia 7 de abril.

Para esta primeira semana, a SMS recebeu uma remessa de 8.670 doses da vacina contra o vírus influenza, as quais foram distribuídas para 28 unidades de saúde da Zona Urbana e 18 da Zona Rural. “A vacina já chegou a todas as unidades, e as pessoas que fazem parte do público prioritário devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência”, informou a coordenadora de Imunização, Katarina Fontes.

Na Unidade de Saúde Régis Pacheco, o movimento foi intenso desde cedo com o início da vacinação. Segundo a gerente da unidade, Gabriela Schitine, essa é uma vacina muito importante e que gera grande procura por parte da população. “Nós estamos com a nossa sala de vacina aberta das 8h às 18h,sem intervalo para o almoço, de segunda a sexta-feira”, informou. 

Maria Dalva Santos Silva, de 75 anos, soube por sua filha que a vacina já estava disponível e foi logo garantir a sua dose de proteção. “Eu tomo essa vacina todo ano, e acredito que depois que comecei a tomar eu nunca mais gripei e minha rinite melhorou muito. Minha filha falou que já estava vacinando e eu vim logo. Não podemos deixar de vacinar”.

Andréia Alves, mãe do bebê Artur de nove meses, ficou sabendo na unidade que a vacina influenza já estava disponível. “A gente tem que vacinar, este ano ele já gripou, inflamou a garganta, o ouvido, ainda bem que a vacina já chegou e ele vai poder tomar logo”.

Público alvo da campanha

* Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);

* Gestantes e puérperas;

* Idosos com 60 anos ou mais de idade;

* Povos indígenas e quilombolas;

* Pessoas em Situação de Rua;

*Trabalhadores da Saúde, Portuários e dos Correios;

* Professores do ensino básico e superior;

* Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e das Forças Armadas;

* Pessoas com deficiência permanente;

* Caminhoneiros;

* Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário (motoristas e cobradores) para passageiros urbanos e de longo curso;

* População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;

* Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade.