Nesta terça-feira, Vitória da Conquista relembra o aniversário da morte do ex-prefeito Herzem Gusmão Pereira. Em 18 de março de 2021, aos 72 anos, ele morreu por complicações em decorrência da Covid-19. Eleito em dois mandatos seguidos, em 2016 e 2020, Herzem iniciou um período histórico, de grandes intervenções em Vitória da Conquista, a exemplo da idealização e início da construção da Estação de Transbordo, que leva o seu nome. Inaugurada em 2 de junho de 2021, a Estação Herzem Gusmão modernizou a área central da cidade e, também em sua homenagem, o espaço recebeu um busto do ex-prefeito em 2024.

Ao lado de Irma Lemos, Herzem realizou obras em diversos pontos da cidade, como a drenagem e pavimentação de diferentes loteamentos, a exemplo do Morada Real, Vila América, Henriqueta Prates, Miro Cairo, Conveima I e Recanto da Águas. Iniciou a requalificação do Estádio Murilão, da Avenida Olívia Flores, trabalhou na execução da Avenida Avenida Perimetral José Pedral Sampaio e realizou a construção da Praça Norberto Aurich. Para além disso, na gestão de Herzem, Vitória da Conquista alcançou, pela primeira, destaque nas notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Entre outras ações da gestão também se destacam as ações de regularização fundiária, por meio da entrega das escrituras a moradores de loteamentos da cidade.

Ex-prefeito Herzem Gusmão

A maioria da população de Vitória da Conquista aprovou o trabalho realizado e, nas eleições municipais de 2020, reelegeu Herzem Gusmão para prefeito, dessa vez tendo Sheila Lemos na vice. No entanto, em dezembro, o ex-prefeito foi diagnosticado com Covid-19 e precisou ser transferido para o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde faleceu, por complicações da doença, em 18 de março de 2021.

Após o falecimento de Herzem, Sheila Lemos assumiu como prefeita de Vitória da Conquista no dia 22 de março do mesmo ano, e seguiu o legado do ex-prefeito, dando continuidade aos projetos e cumprindo com as metas do Plano de Governo.