Notícias
Postado em 1 de outubro de 2013 as 13:48:57
A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta terça-feira, 1º de outubro, uma capacitação para enfermeiras e técnicos de enfermagem que atuam nas unidades de saúde da família em todo o município. Mais de 50 profissionais participaram da formação que aconteceu no Polo de Educação Permanente.
De acordo com a coordenadora de Imunização do Município, Elba Crisnia Sampaio, um dos objetivos do encontro foi preparar a equipe para a realização do monitoramento rápido de cobertura vacinal de crianças entre 6 meses e 5 anos de idade. “Esse monitoramento acontecerá no dia 8 e é uma estratégia da Organização Panamericana de Saúde, que nos auxilia a conhecer como está a cobertura nas salas de vacina do município. Este ano, o monitoramento vai envolver duas vacinas, a meningite C e a pneumo 10”, explicou a coordenadora.
Todas as unidades de saúde serão envolvidas no monitoramento, sendo que, para garantir a maior isenção possível na averiguação, as equipes serão capacitadas e atuarão em unidades diferentes das que trabalham normalmente. A coleta de informações será feita por amostragem, selecionando 25 cartões de vacina em cada sala de vacina, das 36 que integram a rede municipal.
“Outro objetivo dessa capacitação de hoje foi apresentar a vacina tetraviral como uma vacina a ser introduzida no calendário da criança já a partir de agora. As vacinas já chegaram, mas, antes de enviar para os postos, estamos capacitando a equipe. A tetraviral é uma vacina que contempla proteção contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela, também chamada de catapora”, acrescentou Elba.
A enfermeira Esmeraldina Dias Correia, que trabalha no Posto de Saúde da Família do Centro Social Urbano (CSU), considerou importante a capacitação. “Cada dia que passa, nós temos novidades na saúde, principalmente na área de imunização, e a gente tem de estar atualizado, porque as vacinas estão chegando e a gente precisa conhecer as especificidades para atender à comunidade”, comentou.
O técnico em enfermagem, Vinícios dos Santos, que trabalha no Centro de Saúde Régis Pacheco, concorda. “É gratificante o trabalho na unidade de saúde, porque a gente tem a oportunidade de ajudar as pessoas todos os dias. Se tratando de uma vacina nova, é muito importante a gente ter esta capacitação para poder estar atendendo com qualidade a população”, afirmou.








