A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Diretoria da Atenção Básica, realizou uma oficina de qualificação em parceria com o curso de nutrição da Ufba sobre Vigilância Alimentar e Nutricional na Gestação. O grupo foi composto por enfermeiros da Atenção Primária à Saúde (APS), nutricionistas e farmacêuticos da Equipe Multiprofissionais (eMulti), os principais profissionais que atuam nessa vigilância.

Daniela Rocha

O tema extremamente relevante foi destacado por Gislany Fontes, coordenadora da Área Técnica da Saúde da Mulher. “Eu reconheço que nossos profissionais precisam estar atualizados conforme as notas técnicas com as novas recomendações do Ministério da Saúde. Uma oportunidade de diálogo sobre um tema que vai refletir na qualidade do cuidado às gestantes atendidas pelo SUS em Vitória da Conquista.”

A explanação foi conduzida pela nutricionista e professora Daniela Rocha, que compartilhou as recomendações do Ministério da Saúde, com base no “Documento Orientador de Boas Práticas para a Saúde da Mulher”, para a avaliação nutricional e suplementação das gestantes durante o pré-natal, acompanhamento médico feito durante a gravidez. “Como avaliar e acompanhar essa gestante? É um momento para padronizar as orientações, a partir dessas discussões a gente leva o benefício para essas gestantes. Existem diversas consequências que podem ocorrer quando há deficiência nutricional, como diabetes, hipertensão ou prematuridade”, esclareceu Daniela.

A enfermeira Leidiane Moreira, que atua na Unidade de Saúde da Família (USF) na Urbis 5, destacou a importância da oficina para o dia a dia dos profissionais “Essas atualizações de educação permanente são muito importantes para nós que estamos trabalhando na ‘ponta’, a gente precisa estar dinamizando as nossas práticas e qualificando nossa assistência, principalmente com esse público tão importante que são as gestantes.”

Leidiane Moreira

Avaliação Nutricional e Suplementação de Micronutrientes

A avaliação do estado nutricional da gestante, que é feita a partir da análise do ganho de peso e utilização das tabelas de curvas, serve para avaliar se há deficiência nutricional e ganho de peso insuficiente ou excessivo. O guia para a organização da Vigilância Alimentar e Nutricional na Atenção à Saúde atualizou os índices de referência do diagnóstico nutricional para que se adequem melhor a realidade.

A recomendação para suplementação de micronutrientes inclui o ácido fólico, ferro e como nova atualização também o cálcio, além de evitar ou suspender a ingestão de café/cafeína, pois prejudica a absorção dos micronutrientes e pode trazer malefícios para o desenvolvimento da gestação.

Exemplo: Tabela de Curvas para Avaliação Nutricional