Gabinete Civil
Postado em 28 de fevereiro de 2025 as 16:38:52
A ação conjunta coordenada pela Guarda Municipal, em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep), na manhã desta sexta-feira (28), em barracos localizados no canteiro central da Avenida Filipinas, bairro Felícia, em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), resultou em 15 pessoas abordadas, de forma pacífica, as quais foram encaminhadas aos serviços de proteção social do município. No local, a Sesep recolheu uma tonelada de lixo.
No canteiro central havia muito lixo, fezes, restos de comida e mato. Foi realizada a limpeza, lavagem, poda de árvores e capina dos canteiros, com a utilização do caminhão Cata-Bagulho, duas caçambas, um caminhão-pipa e 14 servidores. Já o Simtrans fez o bloqueio da via para garantir que a ação fosse realizada em segurança. “O nosso governo trabalha em união. Fizemos a limpeza nesse canteiro, a higienização, poda de árvore, já iniciamos a capina e vamos executar, em toda a Avenida Filipinas, um mutirão geral de limpeza”, disse o secretário municipal de Serviços Públicos, Luís Paulo do Santos
A Guarda Municipal utilizou seis viaturas e 32 agentes da corporação, além de duas viaturas do Simtrans. Segundo relatório da corporação, das pessoas abordadas durante a operação, oito têm antecedentes criminais e a maioria é usuária de droga. Na ação foram apreendidos instrumentos perfurocortantes, armas brancas e uma pequena quantidade de droga. Também foi observado dano ao patrimônio público – um controlador de velocidade, no cruzamento entre a Filipinas e a Ulisses Guimarães, foi queimado. “Não sabemos se foi de forma criminosa, mas foi do lado de uma tenda que eles utilizavam para dormir”, informou o comandante da Guarda, Cristóvão Lemos.
A ação vem em atendimento às inúmeras queixas dos moradores e comerciantes do entorno, pacientes e funcionários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC). Um deles é Ronaldo Farias, 62, que elogiou a iniciativa. “Essa ação para mim foi maravilhosa. Eu estava esperando há muito tempo por isso. Minha preocupação é com meus pais idosos, porque muitas dessas pessoas se drogam e cometem determinados crimes, como invadir as casas pensando que temos dinheiro, como já ocorreu aqui na vizinhança. A gente não pode julgar, dizer que foi eles, mas houve algumas casas invadidas aqui”, disse o morador do loteamento Felícia.
Até quem está de passagem por Conquista reclamou da situação na Filipinas. Nesta manhã, um morador de Cândido Sales relatou que na madrugada desta hoje precisou se deslocar da Casa da Vida para ir à UPA acompanhar a transferência de seu pai ao Hospital IBR, e presenciou um grupo usando droga. “Um se aproximou de mim e eu, com medo, acelerei os passos. É importante ter essa ação para a segurança das pessoas que vêm pra cá. É um meio de combater o tráfico, um meio de fazer as coisas boas e Conquista merece. Então, a Guarda Municipal está de parabéns por essa ação”, comentou Cláudio.
- Lemos
- Luís Paulo
- Ronaldo
Assistência à população de rua
Após a ação preventiva, a equipe de abordagem social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) localizou os desalojados para assegurar o acesso deles aos serviços de proteção social. Oito foram identificados ainda na manhã de hoje, pela equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas). Desses, seis homens e uma mulher tiveram o alojamento confirmado no Abrigo Pernoite, que é mantido pela Prefeitura de Vitória da Conquista; enquanto um homem dispensou o atendimento.
Outras seis pessoas já foram identificadas pela equipe de abordagem, sendo que quatro estão no Centro de Referência Especializado de Assistência Social para a População em Situação de Rua (Centro Pop) e serão também encaminhadas para o abrigo. As outras duas trabalham com reciclagem e não estavam no local quando a equipe chegou, mas estão sendo contatadas. Todos os afetados pela desocupação serão atendidos pela Prefeitura.