A Prefeitura de Vitória da Conquista vem realizando diversas ações de limpeza, fiscalização e combate à redução dos pontos de deposição irregular de resíduos, principalmente aqueles oriundos da construção civil. A estratégia inclui operação conjunta das secretarias municipais de Serviços Públicos, Mobilidade Urbana, Meio Ambiente e apoio da Guarda Municipal, com orientação e conscientização da comunidade, carroceiros e caminhoneiros. O objetivo é reduzir em mais de 30% o descarte irregular de entulho no município e orientar a população para os dias da coleta, a fim de evitar problemas ao meio ambiente e à saúde das pessoas. Mas mesmo com essas ações, o descarte irregular continua sendo um problema em toda a cidade.

Remoção de lixo e resíduos de construção civil na Rua dos Tôrres, no alto do bairro Cruzeiro

Exemplo disso é uma área localizada na Rua dos Tôrres, na parte alta do bairro Cruzeiro, onde a equipe da Sesep executou mais uma vez o serviço de limpeza na manhã desta terça-feira (25). No local, existem caixas coletoras, mas a população insiste em depositar o lixo fora delas. Além disso, ruas e terrenos próximos são usados constantemente para o descarte de entulho.

O coordenador municipal de Limpeza Pública, Beto Fagundes, explicou que há 10 dias a equipe da Sesep tinha realizado uma limpeza na área, mas devido à falta de conscientização da população, esse trabalho precisa ser executado com intervalo de tempo cada vez menor, o que representa gastos para os cofres públicos e uso de recursos que poderiam ser investidos em outros serviços. Ele lembrou ainda que como o alto do Cruzeiro, outras 18 áreas passam por limpeza constante.

A moradora do bairro Cruzeiro, Aparecida Batista, trabalha com a coleta de material reciclável. Ela destaca que a população precisa contribuir fazendo a sua parte. “A Prefeitura limpa aqui direto, mas o povo continua jogando lixo no lugar errado, o que prejudica até o nosso trabalho, já que fica difícil fazer a separação das coisas que ficam espalhadas pelo chão, fora das caixas e sem contar que a sujeira deixa a cidade feia”, relatou.

Beto Fagundes (de camisa preta) ao lado do fiscal de limpeza, Dilson Almeida, e dos catadores de materiais recicláveis, Aparecida Batista e Sandoelson de Jesus

Segundo o gerente municipal de Coleta e Destinação Final, Tiago Lélis, existem, em Vitória da Conquista, 11 locais autorizados pelo município para descarte de resíduos, como restos de obra, com volume de até 2m3 , são os chamados PEVs – Pontos de Descarte Voluntário, localizados nos seguintes endereços:

1 – PEV Senhorinha Cairo (Av. Imperial com Av. Botafogo).

2 – PEV Zabelê (Av. Sérgio Vieira Melo, em frente ao CAIC, Bairro Bateias 2).

3 – PEV Aparecida (Av. Presidente Dutra, Bairro Aparecida).

4 – PEV Jurema (Av. Presidente Dutra, Bairro Jurema).

5 – PEV Santa Helena (nos fundos do antigo aeroporto, 7 Campos).

6 – PEV Bem Querer (Rua José Pereira de Oliveira, nos fundos do Residencial Dona Olívia, Bairro Bem Querer).

7 – PEV Santa Cecília (Rua Antônio Fernandes, nos fundos do Colégio Lycia Pedral, Bairro Alto Maron).

8 – PEV Vila América (Rua Vladimir Herzog com Av. E, nos fundos do Residencial Green Ville, Bairro Vila América).

9 – PEV Urbis 6 (Av. Anel do Contorno, esquina com a BA-263, Bairro Urbis 6).

10 – PEV Moinho Sudoeste (Av. Brumado, em frente ao Moinho Sudoeste, Bairro Urbis 4).

11 – PEV Campo do Vila (Rua N, Bairro Comveima 1)

O descarte irregular de lixo e resíduos é crime e o Código Municipal de Polícia Administrativa prevê multa para quem for flagrado cometendo a irregularidade. O cidadão que presenciar essa prática pode fazer uma denúncia entrando em contato com a Secretaria de Serviços Públicos por meio do telefone (77) 3420-7008.

Matéria relacionada:

Secretaria de Serviços Públicos inicia operação de combate ao descarte irregular de resíduos em locais proibidos