O Núcleo Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (Smed) se reuniu com a equipe do Programa Educar Pra Valer (EPV) para avaliar o ano de 2024 e planejar as ações do ano letivo de 2025. O programa, que presta assessoria técnica gratuita a municípios para a implementação de boas práticas de gestão em educação, atua em Vitória da Conquista desde 2018, e atende 72 escolas.

O encontro entre as equipes aconteceu nessa quarta-feira (18), na sala de reuniões do Conselho Municipal de Educação da Smed (CME), onde foram discutidas as estratégias para as duas importantes avaliações que acontecerão este ano: o Sistema de Avaliação Baiano de Educação (Sabe), e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que possui alcance nacional.

De acordo com a coordenadora de implementação do Educar Pra Valer, Vanessa Menezes, a perspectiva é a de obter resultados ainda melhores no município, tendo em vista o excelente trabalho que vem sendo desenvolvido pelos gestores, professores e equipe da Smed.

A articuladora do Educar Pra Valer, do Núcleo Pedagógico da Smed, Séfora Barros, destacou a importância de alinhar as estratégias. “Uma vez que o Programa, desde 2018, sempre faz o processo de ombrear nossa caminhada pedagógica, é de fundamental importância estas reflexões. Já temos todo um plano de ação traçado para atender todos os nossos alunos, garantir o atendimento com suas especificidades e oferecer ensino e aprendizagem de excelência”, explicou.

Sobre o Educar Pra Valer

O Educar Pra Valer foi elaborado pela Associação Bem Comum (ABC), a partir da experiência de sucesso da reforma educacional ocorrida há quase 20 anos em Sobral/CE, e no Programa Alfabetização na Idade Certa, com a cooperação do governo do Estado do Ceará, e dos resultados educacionais colhidos hoje.

O programa iniciou em 2018, com atuação em cinco municípios brasileiros. Em 2019, houve a expansão para mais 18 municípios, totalizando 23. Em 2021, a previsão era de seleção de mais 25 municípios (7 em janeiro e 20 em setembro), totalizando 48 municípios.