Na última terça-feira (11), a Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista deu início às aulas da segunda turma do Curso de Doulas, um projeto pioneiro na Bahia que visa capacitar profissionais para o suporte físico e emocional às gestantes durante o parto. O curso acontece no Hospital Municipal Esaú Matos, referência no atendimento materno-infantil da região, e conta com aulas teóricas e práticas que se estenderão ao longo de mais de um ano.

Segunda turma do Curso de Doulas

Para esta edição, 29 candidatas foram selecionadas entre dezenas de interessadas, após um criterioso processo seletivo. As aulas teóricas acontecem às terças e quintas-feiras até agosto, e, em seguida, as alunas darão início a um ano de vivências práticas dentro da maternidade do Esaú Matos.

David Almeida ministra palestraO primeiro dia de aula trouxe uma introdução ao conteúdo do curso e uma palestra ministrada pelo enfermeiro David Almeida, coordenador da Comissão de Controle de Infecção (CCH). Ele abordou normas e procedimentos essenciais para garantir a segurança dos pacientes, profissionais e visitantes, destacando a importância da higienização correta das mãos, principal meio de transmissão de microrganismos, além do uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Gláucia Barros

Gláucia Barros, enfermeira e micropigmentadora, é uma das alunas selecionadas para a segunda turma. De acordo com ela, a escolha pelo curso veio após suas experiências pessoais com o parto e o desejo de resgatar o protagonismo feminino nesse momento. “Parir é algo natural para a mulher, mas ao longo do tempo esse direito nos foi tomado. A doula vem justamente para ajudar as gestantes a resgatarem essa confiança no próprio corpo”, afirmou.

Para a coordenadora do Grupo de Trabalho Humanizado e responsável pelo curso, Cris Moura, a segunda turma chega com grandes expectativas: “Nosso objetivo é oferecer o melhor em evidências científicas e proporcionar experiências práticas únicas em parturição. Não há outro curso como este na Bahia, e queremos que as alunas aproveitem ao máximo tudo o que o Esaú Matos tem a oferecer”.