A programação de acolhimento e integração dos novos servidores municipais empossados, na manhã de ontem (4), continuou nesta quarta-feira (5), no auditório Lúcia Dórea (Cemae), com palestras e momentos de descontração. A programação foi organizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Gestão e Inovação (Semgi).

Durante toda a manhã, os servidores participaram de atividades culturais, dinâmicas de grupo, ginástica laboral e palestras sobre desenvolvimento profissional, estrutura da Prefeitura, Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Municipais e requerimento de direitos e vantagens.

Maria Augusta Bahiano

A coordenadora de Recursos Humanos da Secretaria de Gestão e Inovação, Maria Augusta Bahiano, responsável pelas boas-vindas aos 131 novos servidores, destacou a importância e necessidade desse primeiro contato com aqueles que vão servir à população do município. “Esse acolhimento é necessário, porque é o primeiro momento deles com o serviço público, com a gestão municipal”, disse Augusta.  oportunidades

Antônio Gabriel Oliveira

O corregedor-geral do Município, Dr. Antônio Gabriel Oliveira, falou dos direitos e deveres do servidor público segundo o que dispõe o Regime Jurídico Único, destacando as prerrogativas e garantias que são conferidas pela Constituição Federal e pela lei local ao servidor público, bem como sobre seus deveres e proibições. “Espero que nossa intervenção tenha contribuído no sentido de que eles internalizem não só seus direitos, mas também a imensa responsabilidade que é integrar a administração pública, da qual a sociedade tanto exige e espera”, disse o corregedor.

Gardênia Jardim

A palestra magna ficou por conta da administradora e professora Gardênia Jardim. Com o tema “Se a Alma e o Animus do Serviço Público é o Servidor, o servidor do presente precisa ser multifacetado”, ela procurou sensibilizar os novos servidores sobre a importância de reconhecer suas habilidades e competências para se ajustar a novas situações, tecnologias e demandas do serviço público, com uma mentalidade criativa de forma a melhorar os processos com foco no bem-estar da população.

Ludmila Araújo

Também palestraram na manhã de hoje, o representante do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinserv), Lucas Nunes, que ressaltou a relação respeitosa entre a entidade e a Prefeitura, e Ludmila  Araújo, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), que falou sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Para a coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde e de Segurança no Trabalho (Nast), Thaís Nogueira, o encontro foi também um momento para celebrar a chegada dos colegas. “O Nast faz seu papel em promover reflexões, tratar de questões de saúde e segurança para que a prática do dia a dia seja mais leve, mais produtiva e que traga bons resultados”, ressaltou.

As expectativas são positivas para os servidores. Aprovada para o cargo de Técnica de Nível Médio, Gisele Oliveira veio de Salvador para trabalhar na Prefeitura de Vitória da Conquista. Além de mencionar o desejo de ter um bom relacionamento com os colegas de trabalho e oferecer aos cidadãos um bom serviço, Gisele comentou sobre morar em Vitória da Conquista. “A cidade é maravilhosa, a sensação de segurança, o clima maravilhoso e com pessoas bem hospitaleiras”, completou.

Já a engenheira de alimentos, Juliana Laila, lembrou que o acolhimento por parte da Prefeitura Municipal foi positivo desde a entrega de documentos. “Está sendo uma integração muito tranquila. Estamos recebendo muito apoio, fomos ao Nast, recebemos instruções sobre a entrega dos documentos, ontem foi muito especial e hoje também. Estou me sentindo muito à vontade e tranquila. Um processo muito gostoso de passar”.

Matéria relacionada:

Prefeitura empossa novos servidores públicos com mensagens de boas-vindas e valorização do serviço público