Notícias
Postado em 28 de janeiro de 2025 as 16:53:49
e atualizado em 30 de janeiro de 2025 as 17:25:15

Equipe de hanseníase do Centro Municipal de Dermatologia e Pneumologia Sanitária
O Centro Municipal de Dermatologia e Pneumologia Sanitária é responsável pelo tratamento das pessoas diagnosticadas com hanseníase em Vitória da Conquista. O serviço oferece atendimento com uma equipe multiprofissional composta por técnico de enfermagem, enfermeira, fisioterapeuta, farmacêutica, assistente social, psicóloga e médica dermatologista.
Neste mês de janeiro, a equipe, além dos atendimentos, está realizando ações de conscientização da população, capacitação para os profissionais que atuam na rede municipal de saúde e visita aos setores públicos e privados.

A unidade conta com farmácia própria e medicação gratuita
“Nosso objetivo é que as pessoas possam conhecer mais sobre a doença, e assim procurar o Centro de Dermatologia ou uma unidade de saúde em busca do diagnóstico, pois a hanseníase tem cura e o tratamento é 100% oferecido pelo SUS. No centro, o tratamento é integral, com oferta de medicamento na própria unidade”, explicou a gerente da unidade, Rosilda Ferreira.
A enfermeira Stael Ariadine lembra que o principal sintoma da hanseníase são as manchas pelo corpo. “É aquela mancha que não dói, não coça, que apareceu e a gente usa algum medicamento ou pomada e ela desaparece. Neste caso, é importante procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa para ser examinado. Caso haja suspeita de hanseníase, a pessoa deve ser encaminhada ao Centro, onde será realizado o diagnóstico e tratamento da doença”.

As manchas desaparecem depois do tratamento
Quem procurou o Centro Municipal de Dermatologia e Pneumologia Sanitária, no ano passado, foi Clea Rosa, de 55 anos, moradora do bairro Bela Vista, após cinco anos convivendo com uma mancha que lhe incomodava. “Apareceu a mancha primeiro no joelho, depois na testa e muito tempo depois apareceu uma mancha na barriga. Então eu procurei o dermatologista, que me encaminhou para cá. Fiz o tratamento e sigo em acompanhamento. Aqui o atendimento é muito bom”, disse.
O serviço funciona na praça João Gonçalves, ao lado do Caav, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
Matéria relacionada: