A Prefeitura de Vitória da Conquista promoveu mais uma importante iniciativa voltada à garantia da segurança alimentar de alunos em situação de vulnerabilidade. A partir do início deste ano letivo, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) passará a fornecer duas refeições por dia para os alunos das escolas municipais situadas em comunidades remanescentes de quilombos.

A medida irá atender cerca de 1.300 crianças e adolescentes, estudantes de 10 escolas que funcionam em tempo integral em regiões quilombolas da Zona Rural do município. Ela consiste em fornecer duas refeições preparadas com base nos programas nutricionais estabelecidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Rodrigo

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (27), em uma reunião entre as diretoras das unidades contempladas e a Coordenação de Alimentação Escolar da Smed. A elas, o coordenador Rodrigo Gigante explicou que a decisão pelo aumento das refeições se deu a partir de uma reivindicação popular, que foi viabilizada pela Prefeitura devido às condições de vulnerabilidade dos moradores destas comunidades.

O coordenador também informa que o Pnae e o FNDE determinam que a merenda deve corresponder à quantidade mínima de 30% de nutrientes a ser fornecida aos estudantes por dia. “Já atendíamos esses 30%. A partir de agora, vamos aumentar a quantidade de refeições e a capacidade nutricional. Pretendemos atender, com essa medida, principalmente aqueles alunos que chegam cedo e com fome”, destacou Gigante.

Essas 10 unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, com educação em tempo integral e uma refeição para cada turno. Para a diretora do Círculo Escolar Integrado (CEI) do Capinal, Margareth Barreto, o acréscimo era um anseio de toda a comunidade e também dos educadores. “Esta notícia representa um avanço, já que temos alunos de comunidades carentes que necessitam desta refeição extra. Ficamos honradas em poder contribuir com essa novidade”, acrescentou a diretora.

Margareth