Desenvolvimento Social
Postado em 23 de janeiro de 2025 as 12:26:47

Semdes e SMPM acolhem demandas de mulheres em situação de rua durante ação intersetorial
Mulheres referenciadas no Centro de Referência Especializado de Assistência Social para a População em Situação de Rua (Centro Pop Adulto) participaram de uma ação intersetorial, na quarta-feira (22), para debater temáticas relacionadas à saúde da mulher, empreendedorismo, entrada no mercado de trabalho e empoderamento feminino.
A ação foi organizada pelo Centro Pop, pelo Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creas), ambos vinculados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes); e pelo Centro de Referência da Mulher Albertina Vasconcelos, vinculado à Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM).
Segundo a gerente do Centro Pop, Mailza Aragão, a iniciativa teve como objetivo acolher as principais demandas das referenciadas, visando a garantia de direitos. “É um momento de ouvir as demandas dessas mulheres, compartilhar experiências e as dificuldades de estar em vivência de rua e também para que a rede socioassistencial possa contribuir para a garantia de direitos desse público”, pontuou Mailza.
- Mailza Aragão
- Gilmara Novais
- Equipes da Semdes e SMPM
Para a gerente do Creas Central, Gilmara Novais, a ação é também uma estratégia de atuação integrada entre os diferentes serviços ofertados pelo Governo Municipal, a fim de garantir que as mulheres conquistenses tenham acesso a direitos básicos. “Nosso objetivo é justamente integrar as ofertas, uma vez que as mulheres que são atendidas no Creas também são atendidas no Centro Pop e agora terão o acompanhamento da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres. É importante que elas tenham esse acompanhamento intersetorial, tanto socioassistencial, quanto psicológico, acompanhamento jurídico, para o empreendedorismo, entre outros”, enfatizou Gilmara.
Uma das participantes da ação foi L. D. M, que está sendo acompanhada pelo Centro Pop há pouco mais de um mês. Durante a ação, ela relatou ter encontrado o apoio que buscava em Vitória da Conquista, por meio do Centro Pop, e que a expectativa agora é aproveitar as oportunidades de mudança de vida que surgirem. “O acompanhamento tem sido ótimo. Eu tenho uma rotina de que eu moro na rua, mas todo acolhimento que eu pedi no Centro Pop eu percebi que foi feito tudo que estava ao alcance. Eu digo assim: o meu direito ali dentro eles nunca deixam a desejar”, afirmou.








