A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) promoveu na manhã desta quarta-feira (22), uma reunião de Planejamento e Orçamento com coordenadores e gerentes da pasta. Durante a reunião, foram discutidas diversas iniciativas que visam fomentar o desenvolvimento econômico da cidade em 2025.

Para o setor de turismo, foram mencionados projetos como a criação de um calendário de eventos, a realização de feiras gastronômicas, seminários e a instalação de sinalização turística em monumentos da cidade.

A Sala do Empreendedor será mantida com atendimentos para Microempreendedores Individuais (MEI), orientação profissional, abertura e baixa de empresas, além de cursos e treinamentos.

O programa “Tudo Fácil” promete facilitar a abertura e renovação de alvarás, além de oferecer orientação empresarial. Uma das novidades é a implementação de um Banco de Currículos, que visa conectar empregadores a potenciais candidatos.

Outro setor que recebeu destaque foi o de Psicologia Empresarial e Profissional, que planeja ações voltadas para o comércio, indústria e empresas, além da criação de um observatório profissional para monitorar as demandas do mercado de trabalho.

Entre as ações discutidas estão também a organização, regularização e funcionamento dos boxes no Centro Cultural Glauber Rocha, a criação de uma Feira de Artesanato integrada ao turismo e uma melhor divulgação do espaço do Glauber para a realização de eventos. Ainda no setor de Economia Solidária, a proposta é de reorganizar o Conselho da Economia Solidária, para fortalecer a atuação desse segmento e promover a inclusão econômica.

Já a Coordenação da Juventude deu destaque para o Fórum da Juventude, que incluirá a participação de jovens representando a Zona Rural e outras ações como a adoção da Praça da Juventude e a oferta de cursos e treinamentos para jovens.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcos Ferreira, destacou os desafios que a secretaria enfrentará em 2025. “Com um orçamento pequeno, medidas governamentais de arrocho fiscal e de incentivos, precisaremos ser bastante criativos e estabelecer múltiplas parcerias para realizar as entregas desejadas e aprovadas pela prefeita Sheila Lemos”, afirmou.

Matéria relacionada:

Balanço 2024: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico avalia ações e espera ampliá-las em 2025