Desenvolvimento Social
Postado em 20 de janeiro de 2025 as 15:16:19

A reunião aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Saúde
As secretarias municipais de Desenvolvimento Social (Semdes) e de Saúde (SMS) realizaram, nesta segunda-feira (20), uma reunião para debater a gestão intersetorial do programa Bolsa Família e avaliar o processo de implementação da Lei da Escuta Protegida, com foco na atuação da política de Saúde.
O encontro foi dividido em dois momentos. Inicialmente, as equipes discutiram o acompanhamento das famílias em descumprimento das condicionalidades do programa Bolsa Família. Além disso, foram destacados os principais avanços alcançados no último ano no município e apontadas questões que ainda precisam ser aprimoradas. Em seguida, a equipe da Semdes apresentou um relatório detalhado sobre os avanços, desafios e propostas para o fortalecimento da rede de proteção às crianças e adolescentes em contextos de violência no município.
Entre os encaminhamentos da reunião, ficou acordado que, em breve, será articulada uma formação para os profissionais da Saúde e a reestruturação do grupo de trabalho responsável por atuar nas situações de violação de direitos de crianças e adolescentes.
Para o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, a união entre as secretarias fortalece a implementação de políticas públicas. “Quando trabalhamos de forma integrada, os resultados são muito mais impactantes para a população. É preciso compreender que políticas públicas como Bolsa Família exigem uma lógica de trabalho intersetorial, envolvendo saúde, educação e assistência social. Da mesma forma, o fortalecimento da rede de proteção às crianças e adolescentes só será possível com o comprometimento de todos os setores. Esse trabalho conjunto é o que nos permite melhorar a vida das pessoas”, afirmou o secretário.

Michael e Fernanda
A secretária municipal de Saúde, Fernanda Maron, também destacou a importância do trabalho intersetorial. “Pensar em políticas públicas é pensar de forma intersetorial. É muito bom quando trabalhamos de forma unida com as secretarias, fortalecendo nossas ações e estratégias. Por isso, esta reunião é essencial para discutirmos tanto a rede de proteção às crianças e adolescentes quanto às condicionalidades do Bolsa Família. Estamos aqui construindo políticas mais integradas e eficazes para o nosso município”, pontuou a secretária.