Cerca de 50 mulheres atendidas nas unidades de saúde Bruno Bacelar e Ipê participaram, nesta segunda-feira (13), do Dia “D” da campanha “Janeiro Verde é Lei – Uma Conquista Nossa!”. A iniciativa visa dar ênfase à conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer do colo de útero.

As pacientes foram convidadas para a ação após um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que identificou que as duas unidades necessitavam de reforço na coleta do preventivo. O Hospital Samur, parceiro da campanha, cedeu seu espaço para realização do evento, e as participantes puderam realizar o preventivo e participar de ações educativas voltadas também para seus filhos.

A secretária municipal de Saúde, Fernanda Maron, destacou a importância da ação: “Essas mulheres estão participando da coleta do preventivo e de ações educativas. Temos três profissionais realizando a coleta, e o Hospital Samur também disponibilizou uma ginecologista para os atendimentos. Consideramos essa uma ação do Dia “D”, embora todas as unidades de saúde também estejam realizando suas atividades”.

Um dos palestrantes nesta ação é o médico oncologista Renato Marinho, autor do projeto de lei que instituiu o Janeiro Verde, que compartilhou sua motivação para a criação da campanha. “A ideia surgiu ao ver muitas pacientes com diagnóstico de câncer de colo de útero morrendo de uma doença que é 100% prevenível. Essa lei transformou o projeto em um programa municipal com ênfase na prevenção da população mais vulnerável”, explicou o médico.

O médico ainda destacou como motivação, o desejo de tornar Vitória da Conquista uma referência no combate ao câncer do colo de útero, através da campanha, e relatou as formas de prevenção que incluem a vacinação contra o HPV, disponível para meninos e meninas de 9 a 19 anos, e o rastreamento através do exame de Papanicolau a partir dos 25 anos.“É fundamental que as mulheres estejam atentas aos sintomas iniciais, como sangramentos vaginais ou dores incomuns, e procurem a unidade de saúde para diagnóstico precoce”, alertou o oncologista.

Luana Moreira, uma das pacientes presentes, comentou sobre a importância do envolvimento do poder público em campanhas como a do Janeiro Verde. “Esse é o segundo ano que escuto a palestra do Doutor Renato. Para mim, foi muito importante e acredito que para as outras colegas também. Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a prevenção e, às vezes, um pouco de receio ou vergonha em relação ao exame. O Janeiro Verde ajuda a quebrar esses preconceitos”, afirmou Luana.

Próximas Ações

Os dias “D” da campanha Janeiro Verde não param por aqui. A mobilização segue até o dia 31 em todas as unidades, além da capacitação dos profissionais de saúde. Confira:

Matéria relacionada:

Janeiro Verde é Lei: Prefeitura e Hospital Samur promovem campanha de prevenção e diagnóstico do câncer de colo de útero