A Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio do Núcleo Pedagógico, realizou a última formação do ano com os coordenadores pedagógicos nesta quinta-feira (12). Pela manhã, as atividades foram realizadas no foyer do Planetário Professor Everardo Públio de Castro, com os responsáveis pelas turmas dos anos inicias, e à tarde, na Biblioteca Municipal José de Sá Nunes, com os anos finais.

A coordenadora Marta Valéria conduziu a formação para os anos finais. Ela destacou que este momento é fundamental para analisar os dados obtidos nas avaliações direcionadas na plataforma do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), parceiro técnico do MEC na elaboração da plataforma. Marta afirmou que essa análise é crucial para o planejamento do conselho de classe final. “Durante a formação, realizamos uma reflexão sobre os resultados das avaliações e como podemos utilizá-los para aprimorar nosso desempenho educacional”, relatou a coordenadora.

No evento, também foi realizada a oficina “Desperte o Carisma em Você”, desenvolvida por Shell Lobo Lemos. A atividade descontraiu os coordenadores e estabeleceu estratégias para melhorar o convívio coletivo. As técnicas compartilhadas pretendem contribuir para o fortalecimento dos laços entre as equipes.

O secretário municipal de Educação, Edgard Larry, agradeceu aos coordenadores, ressaltando a importância do trabalho realizado por cada um na Rede Municipal de Ensino. Acrescentou que o Governo Municipal não tem medido esforços para garantir o melhor atendimento aos alunos e aos profissionais da educação. Larry reafirmou o compromisso da Administração Municipal em proporcionar um ambiente educacional de qualidade, onde todos possam se desenvolver plenamente.

O coordenador do Núcleo Pedagógico, Ronilson Ferreira, agradeceu por todo trabalho e empenho dos coordenadores e enfatizou a relevância da participação de todos nas avaliações externas, destacando como é fundamental garantir o direito dos alunos de participar de todo o processo pedagógico. “Essa inclusão é essencial para uma educação mais justa e eficaz”, defendeu.