Templo ficou lotado por animados estudantes da rede municipal

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) participou na manhã desta quarta-feira (11), no Templo da Igreja Batista Nacional Candeias, da cerimônia de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), oferecido pela Polícia Militar (PM). Neste semestre, foram alcançados 5.803 alunos de 31 escolas das zonas Rural e Urbana, e 19 participaram da solenidade.

Participam do Proerd, alunos da educação infantil, 5º ano (carro chefe do programa) e 7º ano. Os instrutores da PM realizaram o trabalho pedagógico com temas que envolvem compreensão sobre os efeitos das drogas, lidar com as tensões, maneiras de dizer não, fortalecimento da autoestima, resistência à violência e às pressões e resolução de conflitos sem recorrer à violência. O comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO) é o que alcança maior número de alunos na Bahia e um dos maiores índices da região Nordeste.

O comandante da PM, Cel. Paulo Guimarães, informou que o Proerd já está há 20 anos no município. “Trata-se de uma excelente iniciativa da PMBA em estabelecer programas educacionais que visam conscientizar tanto na educação quanto na repreensão às drogas”, disse, acrescentando que o trabalho continua para o próximo ano, a fim de capacitar mais crianças e adolescentes sobre o perigo das drogas.

O secretário de Educação Edgard Larry destacou a parceria exitosa entre Smed e PM. “Projeto de suma importância com as orientações, disciplina, ensinando os alunos a não entrar no mundo dos vícios, das drogas. Uma parceria muito importante para a Smed, um projeto que transforma pessoas e forma cidadania. Muito importante participar de um projeto desta magnitude”.

As alunas Yasmin Rocha dos Santos, Sofia Novais Soares e Marilene Neris dos Santos, das escolas municipais Conquista Criança, Anísio Teixeira e Mãe Vitória de Petu, respectivamente, receberam a medalha, o certificado de conclusão do Proerd e uma bicicleta como prêmio pelas redações que fizeram sobre o que aprenderam com o Proerd.

Yasmin disse ser importante este trabalho da PM para que as crianças não se envolvam com drogas e bebidas alcoólicas que são prejudiciais à saúde. Sofia disse que o trabalho vem salvando crianças e adolescentes da violência, do bullying, das drogas e do cigarro. “Nos ensina a ser bons cidadãos”. Já Marilene destacou que o projeto ensina as crianças e não usarem drogas e bebidas”.