Equipe no Caav na Praça Nove de Novembro

Na manhã desta segunda-feira (02), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Apoio à Vida (Caav), realizou ação na Praça Nove de Novembro com o objetivo de realizar diagnóstico precoce e prevenção com a oferta de preservativo contra o HIV/Aids. A ação também contou com a participação da Associação Renascer que apoia pessoas que vivem com HIV/AIDS.

Comemorado no dia 1o Dezembro, o Dia Mundial de Combate ao HIV/Aids é um alerta para população mundial para prevenção, diagnóstico precoce e combate ao preconceito e estigma que a doença ainda causa. Segundo a coordenadora do Caav, Edilane Gomes, a programação, que começou nesta segunda, segue até sexta-feira (06) com diversas ações. “Nós estamos com a intensificação da testagem no Caav até sexta-feira, temos visita ao conjunto penal e capacitação para equipes das unidades de saúde. Nosso objetivo é a prevenção, diagnóstico e a melhoria do atendimento às pessoas que vivem com o HIV/Aids”.

Edilene e a equipe de Caav

Para a fundadora da Associação Renascer, Aparecida Barbosa, que há 23 anos convive com o HIV, o Dia Mundial é muito importante para conscientização da população e do poder público quanto ao grave problema  da Aids no mundo. “É preciso mudar o olhar da população e dos governantes para as pessoas que convivem com HIV/Aids. Também é preciso falar de prevenção, dizer que o HIV e Aids não tem cara, nem idade, nem classe e nem profissão, por isso, faça o teste e use camisinha sempre”.

Quem aproveitou para fazer seu teste, quando passou pela praça, foi Cesar Gaudino, de 62 anos. Para ele, a oportunidade deve ser aproveitada por todos. “Eu nunca fiz esse teste, e quando eu vi aqui achei bom fazer, porque essa é uma doença muito séria, perigosa. Achei ótima a iniciativa da Prefeitura de vir pra praça porque muitos não tem como ir até o posto de saúde fazer o exame”.