Complexo de Escuta Protegida e Cidca recebem estudantes do curso de Direito da Uesb em visita guiada
Desenvolvimento Social
Postado em 14 de novembro de 2024 as 17:22:28

Estudantes do sétimo semestre do curso de Direito da Uesb conhecem Complexo de Escuta Protegida
O Complexo de Escuta Protegida e o Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cidca) receberam, nesta quinta-feira (14), a visita institucional dos estudantes do curso de Direito da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). A visita teve como objetivo proporcionar aos estudantes a proximidade com a realidade local, preparando-os para serem futuros profissionais engajados e conscientes das demandas sociais, especialmente àquelas voltadas à proteção dos direitos humanos de crianças e adolescentes.
Além de conhecer as instalações do espaço, os graduandos também participaram de uma apresentação expositiva sobre o processo de implementação da Lei da Escuta Protegida (Lei Federal 13.431/2017), em Vitória da Conquista, o que culminou tanto na construção do Complexo quanto na criação do Fluxo e do Protocolo Unificado de Atendimento Integrado a Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência, desenvolvidos em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil (Unicef) e com a Childhood Brasil.
- Michael Farias
- Carlo Públio
- Geovana Luz
A visita foi guiada pelo secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, que destacou como o Complexo de Escuta Protegida e o Cidca materializam o compromisso da gestão municipal com a agenda dos direitos humanos de crianças e adolescentes. “O espaço foi inaugurado em 2021 e, de lá para cá, a gente tem percebido avanços expressivos. Isso significa que Vitória da Conquista está avançando nessa pauta prioritária do Governo Municipal, que faz interface com as políticas de assistência social, saúde e educação. Tudo isso aqui é fruto também desse nosso compromisso em construir respostas sistêmicas para o fenômeno das violências contra as crianças e os adolescentes”, ressaltou Michael.
Para o professor do curso de Direito da Uesb, Carlos Públio, que foi quem articulou a visita dos estudantes, conhecer o espaço irá aproximar o aluno da realidade local, tornando possível a assimilação da teoria com a prática das políticas de proteção à criança e ao adolescente. “Muitas vezes em sala de aula você tem uma visão muito teórica da legislação. E quando você traz o aluno para esse espaço, ele materializa aquilo que ele viu em sala de aula. Para a formação deles é altamente impactante e ao mesmo tempo eles conhecem as políticas públicas extremamente relevantes na área da infância que tem no nosso município”, ressaltou o professor.
A estudante do sétimo semestre, Geovana Cristina Luz, relatou que conhecer o espaço foi uma experiência enriquecedora. “Apesar de ter noção da existência do local, eu não tinha conhecimento das diversas atividades que são desenvolvidas no espaço. Acredito, como estudante de Direito, que compreende as particularidades e complexidades do tema nos conscientiza sobre a importância de conhecer o sistema de proteção e, principalmente, a postura que devemos ter ao trabalhar com crianças e adolescentes”, afirmou a estudante.