A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio de um trabalho integrado entre as secretarias, realizou nesta segunda-feira (11) mutirões de limpeza em vias públicas e canais de drenagem e desobstrução de redes coletoras, após as fortes chuvas do último final de semana.

Bacia de detenção

A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), por meio da Emurc, intensificou as intervenções no Panorama. A equipe agiu para recuperar os meios-fios danificados pela intensidade do fluxo de água, e também a limpeza e desobstrução das bocas de lobo e dos Poços de Visita com acúmulo de material trazido pela chuva. Também está sendo feita a limpeza da tubulação instalada na bacia de detenção e a remoção do excesso de terra e detritos trazidos pela torrente de água.

No fim desta tarde, homens e máquinas da Seinfra também trabalharam na desobstrução de coletas de água na Av. Frei Benjamim, em frente ao Colégio Centro Integrado Navarro de Brito. Outras medidas em áreas que requerem atenção serão realizadas, como: reparos em sarjetas, meios-fios e recomposição de pavimento em torno do PV na Av. Filipinas; construção de sarjeta no Miro Cairo; instalação de meios-fios e melhoria da drenagem no Boa Vista; limpeza e desobstrução de coletas no Conveima, e drenagem e bombeamento de água no bairro Lagoa das Flores.

No loteamento Santa Cecília, o canal de drenagem foi desobstruído pela equipe da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep). Outros servidores da Sesep e da Torre realizaram a limpeza da Rua Sifredo Pedral, da Avenida São Geraldo, das vias próximas à praça Vitor Brito e da Lagoa das Bateias.

A praça Vitor Brito e a Avenida Olívia Flores também foram limpas pela Secretaria do Meio Ambiente (Semma). Amanhã (12), a Semma faz a manutenção no canteiro da Avenida Brumado. Na manhã de hoje, uma equipe da secretaria realizou a poda de árvore na Biblioteca Municipal. Ao longo do ano, as equipes das secretarias do Meio Ambiente (Semma) e da Sesep também atuaram na poda de árvores.

Devido às ocorrências de alagamentos na Lagoa das Flores, equipes da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Semdes) se deslocaram, no fim da manhã, à Rua da Flora para verificar eventuais necessidade de atuação. No local, um muro comum de duas residências caiu e a fossa ao lado abriu, e felizmente não houve vítima. Além disso, a Defesa Civil verificou algumas guias no entorno da Lagoa das Flores, que o volume de água sempre abre as crateras.

Também foram vistoriadas uma casa no Alto Maron e uma no Bateias. Segundo o órgão, nenhuma das residências oferecem um risco mais grave, entretanto, as famílias receberam a orientação técnica para o que precisa ser feito para sanar os problemas das residências.

Hoje, a Defesa Civil voltou à residência do Vila Elisa que foi alagada pelas chuvas de ontem para fazer a vistoria. A família está alojada em casa de familiares. Lá, a equipe da Assistência Social deu continuidade ao acompanhamento da situação da família. Nos próximos dias, serão realizados os encaminhamentos necessários para acesso a serviços, programas, projetos e benefícios ofertados pela Assistência Social, a fim de garantir o suporte adequado à família.