Notícias
Postado em 8 de novembro de 2024 as 17:00:15
Um dos principais cartões postais da cidade, o Cristo de Mário Cravo, foi o primeiro espaço público a receber a Placa de Comunicação Aumentativa Alternativa (CAA), que tem por objetivo auxiliar a comunicação de pessoas que possuem deficiência ou limitações na fala, linguagem, leitura e/ou escrita. A instalação foi realizada na manhã desta sexta-feira (8), em frente ao mirante recém-construído pela Prefeitura de Vitória da Conquista.

A secretária municipal de Governo, Geanne de Oliveira, que no ato de entrega da placa representou a prefeita Sheila Lemos, destacou a sensibilidade do Governo Municipal às questões de inclusão. “Somos um Governo para Pessoas, então ele não pode não ser sensível a questões de inclusão de qualquer natureza e hoje a gente recebe aqui no Cristo de Mário Cravo esse presente, e enquanto governo a gente veio aqui agradecer o presente que a cidade recebe através da parceria com AlmaCor”, afirmou.
A intenção da gestão municipal é colocar placas como a de hoje em diversos locais da cidade com o objetivo de ampliar a capacidade comunicativa de pessoas com algum tipo de deficiência. “Estamos desenvolvendo políticas públicas firmes, crescente e inclusivas”, declarou Geanne. E a secretária municipal de Saúde, Fernanda Maron, responsável pela articulação da parceria, complementou: “Esse é o primeiro projeto de muitos, pois temos um governo sensível e defensor da inclusão”.
- Geanne de Oliveira fala da intenção de instalar outras placas em mais locais
- Fernanda Maron agradece a Cíntia Jader pela parceria
Fernanda ainda comentou sobre o significado dessa entrega que vai beneficiar pessoas com dificuldade na fala. “Estamos aqui, um dia antes do aniversário da cidade, justamente entregando essa placa, que foi uma parceria da Prefeitura com a Almacor, que utiliza a arte para trazer para a sociedade a importância da inclusão, fazendo a entrega dessa placa, que traz alternativas, através de figuras ilustrativas, de comunicar, de dar acesso, de dar impulsão às pessoas, principalmente para as pessoas que têm algum tipo de deficiência motora e cognitiva”, declarou a gestora da Saúde.
A placa foi uma doação da AlmaCor, um grupo de artistas neurodivergentes que trabalha com moda colecionável, como explica uma das sócias, Cíntia Jader. “A AlmaCour tem quatro artistas maravilhosas, e a gente está aqui hoje inaugurando a Placa de Comunicação Funcional, que é um projeto que minha sócia Cecília Freire idealizou. E a gente quer várias placas pelo Brasil afora. E começou pelo Cristo de Mário Cravo, um dia antes do aniversário. A gente está muito feliz”, disse a artista.
- Ellen
- Ester
“Eu vejo essa placa num espaço desse como um recurso muito importante para a inclusão. A comunicação alternativa é uma peça muito importante para as crianças especiais pois com elas conseguem se comunicar melhor tanto com os nossos pais quanto com a sociedade”, disse Ellen Santos, mãe de João Guilherme que tem diagnóstico de autismo.
E quem concorda é a pequena Ester Luz, 7 anos. Aproveitando o aniversário da cidade, ela e demais colegas da Escola Cantinho do Saber, no bairro Brasil, foram visitar o Cristo e puderam prestigiar o ato de instalação da placa de comunicação funcional. Pela primeira vez no monumento, ela resumiu sua impressão: “Eu achei maravilhoso, incrível”. Já sobre a placa ela foi mais longe um pouco. “É legal porque tem pessoas que têm autismo, e elas têm como indicar pela placa”.
Para expandir as possibilidades de interação em pessoas com autismo não verbal ou paralisia cerebral, por exemplo, foram criados os métodos de cartões e pranchas de comunicação. Eles são bastante comuns e são utilizados para que a pessoa consiga manifestar suas vontades, posicionamentos, opiniões num âmbito social.










