Educação
Postado em 7 de novembro de 2024 as 15:41:26

Alunos participantes
Na manhã desta quinta-feira (7), a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), promoveu a primeira edição dos Jogos Estudantis Paradesportivos, voltados para os alunos com deficiência matriculados na rede municipal de ensino. O evento aconteceu na quadra do Instituto Federal da Bahia (Ifba) e envolveu cerca de 130 atletas de 10 escolas diferentes. Foram apresentadas três modalidades paralímpicas aos alunos, o vôlei sentado, a bocha e o tênis de mesa. Também teve a Roda de Capoeira. Muita alegria, inclusão e superação.
- Vôlei Sentado
- Bocha
- Tênis de Mesa
- Capoeira
Segundo o secretário de Educação, Edgard Larry, os Jogos Paradesportivos representam um marco histórico para o município. “Que seja a primeira de tantas outras edições. Este é um projeto alavancado pela prefeita Sheila Lemos com um olhar especial para a educação inclusiva. Parabéns às escolas, aos alunos aqui presentes e a toda equipe por proporcionar este momento ímpar em nossa educação”.
O coordenador dos Jogos Estudantis, Miquéias Pereira dos Santos, explicou que embora tenha sido dado o nome de Jogos Paradesportivos, pode-se dizer que foi parecido com o que acontece num festival. “Fizemos um rodízio, um circuito aqui na quadra, onde vamos dividir o total de alunos inscritos e presentes por três e terão tempo determinado para cada grupo vivenciar aquela modalidade. Ao final, todos serão premiados de forma igual. Não daremos ênfase para aqueles que tiveram desempenho melhor, ou habilidade maior. O objetivo maior é apresentar as modalidades paralímpicas para os alunos, proporcionar a inclusão e de fato levar isto para as escolas, principalmente nas aulas de educação física”.
- Edgard Larry
- Miquéias
- Patrícia
A professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE), da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), da Escola Municipal Maria Rogaciana da Silva, Patrícia Moitinho, agradeceu a Smed por promover um evento de extrema importância para os alunos com deficiência. Ela destacou os benefícios que esta ação traz aos alunos. “Os benefícios são tanto no aspecto físico, quanto psicológico e social. Alguns destes benefícios incluem melhora da saúde física, desenvolvimento de habilidades motoras e funcionais, inclusão social e aumento da autoconfiança, promoção da socialização, superação de limites e resiliência, estímulo cognitivo, redução do estresse e melhoria do bem-estar emocional. Os jogos vão muito além da prática esportiva em si. São uma ferramenta poderosa de inclusão, desenvolvimento pessoal e empoderamento para os alunos com deficiência, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e igualitária”.
Aluno da Escola Municipal Milton de Almeida Santos, Isaque Santos disse estar muito feliz em participar dos jogos nesta ação de inclusão. O aluno da Escola Municipal Lycia Pedral, Wesley Nascimento, estava considerando tudo muito legal e divertido. “Gostei mais do bocha. Tem que ter mais eventos como esse. Aqui está legal. Podemos nos divertir e conhecer novos colegas”.
- Isaque
- Wesley














