Quando se fala em educação, Vitória da Conquista é referência em todos os níveis, desde a educação infantil até o nível superior. Em 184 anos de história, a cidade se consolidou não apenas pelo seu dinamismo econômico, mas também como um importante polo educacional no coração da região Sudoeste do estado. Os investimentos feitos na educação e infraestrutura têm transformado Conquista em um verdadeiro centro de formação qualificado de profissionais e de produção de conhecimento, o que impulsiona o desenvolvimento da região.

Hoje, Vitória da Conquista possui 149 escolas municipais, das quais, 52 na Zona Urbana, 65 na Rural, além de 32 Cmeis e creches, além de 31 escolas estaduais e 178 escolas privadas. No ensino superior, o município abriga diversas faculdades privadas e os campi de três universidades públicas com mais de 10 mil alunos matriculados: a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), a Universidade Federal da Bahia (Ufba) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba). 

Na rede municipal de educação

De acordo com a avaliação do IDGM 2024, nos últimos 13 anos, a educação municipal registrou o maior avanço entre os 100 municípios brasileiros com mais de 273.500 habitantes, com um aumento de 2,1 pontos no Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (Ideb), o que reflete melhorias expressivas na rede pública, sendo o 1º da Bahia quando se fala em ensino fundamental.

“Vitória da Conquista comemora esses 184 anos consolidando-se cada vez mais como polo educacional em franca expansão, tendo a rede municipal de educação um papel fundamental no processo de desenvolvimento educacional neste município. Isso se confirma através de ações e investimentos significativos para a história do município”, destacou o secretário municipal de Educação, Edgard Larry.

Com mais de 55 mil alunos matriculados na rede, o Governo Municipal tem desenvolvido políticas para melhorar a infraestrutura das escolas e melhorar a qualidade de ensino, com foco na aprendizagem e no desenvolvimento de habilidades essenciais para o futuro dos alunos. Nos últimos três anos, 86 unidades escolares da rede municipal foram reformadas e ampliadas com melhorias na estrutura física e até a criação de novos espaços de aprendizado, além da construção de dois novos prédios escolares. Também foram convocados 315 professores e 10 pedagogos aprovados no concurso público realizado em 2023, entendendo a necessidade de preencher o quadro de docentes das escolas municipais.

Foi um investimento total de mais de R$ 147 milhões, distribuídos na aquisição de materiais de apoio para o aluno, como Griô Educacional, para fomento da discussão sobre a educação antirracista na sala de aula, renovação da frota de transporte escolar, o Tics Letramento, a mesa play table, playgrounds, parquinhos, mobiliário escolar, fardamentos para servidores, absorventes para alunas em idade menstrual e alimentação escolar.

Edgard Larry

De acordo com o secretário, a Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista também tem se destacado pela implementação de programas pedagógicos que visam melhorar a qualidade do ensino e auxiliar o processo de aprendizagem, a exemplo do Projeto Alfabetização em Foco, inclusive a continuidade da parceria com o Programa Educar para Valer e com o Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, o que vem contribuindo para o alcance de metas relativas aos indicadores estabelecidos em nível federal e estadual.

Além disso, a Secretaria Municipal de Educação promove avanços para a educação municipal, oportunizando aos estudantes momentos lúdicos e esportivos por meio da realização dos jogos estudantis, da parceria com o Instituto Irmãos Nogueira na formação em artes marciais e dos jogos para desportivos.

Tudo isso resultou em uma evolução nos sistemas de avaliação de ensino, com superação das metas e as notas anteriores no Ideb – índice criado pelo Ministério da Educação, em 2015, para medir a qualidade do ensino público e privado no país -, com destaque para a nota de 5,1 no 9º ano do Ensino Fundamental. Além de ultrapassar a média regional na avaliação do 2º e 5º ano do Ensino Fundamental – Matemática e Língua Portuguesa, de acordo com o Sistema de Avaliação Baiano de Educação (Sabe). “Tudo com foco principal na garantia da aprendizagem significativa para todos os alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista”, complementou professor Larry.