O Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente (CIDCA) recebeu na tarde desta quarta-feira (6), a visita do novo procurador-geral do Ministério Público da Bahia, Pedro Maia. O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, acompanhado do promotor da Infância e Juventude, Marcos Coêlho, apresentou a estrutura e os serviços do Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Complexo de Escuta Protegida

O chefe do Ministério Público da Bahia, que estará em Vitória da Conquista até esta sexta-feira (8), elogiou o trabalho conjunto em defesa da criança e do adolescente realizado em Vitória da Conquista. Segundo o procurador-geral, o Ministério Público da Bahia é uma instituição que cada vez mais se vocaciona a ser indutora de políticas públicas e a proteção dos direitos da criança e adolescente é prioridade absoluta da Constituição Federal. “E essa proteção integral se materializa num espaço como esse sem dúvida alguma. Eu percebo a presença de toda a rede, o sistema de justiça, e um espaço como esse é um espaço de construção de cidadania e de pensar nas futuras gerações. Defender os direitos da criança e adolescente certamente é defender o futuro da comunidade de Vitória da Conquista e o Ministério Público sempre vai estar ao lado da rede e promovendo a construção desses direitos”, declarou.

O secretário Michael Farias destacou o apoio do sistema de Justiça na defesa da criança e do adolescente no Município, destacando o papel do Ministério Público. “Receber, hoje, o novo chefe do Ministério Público da Bahia é algo que muito nos honra e nos fortalece no sentimento de que Vitória da Conquista segue essa rota de priorização da agenda dos direitos humanos de crianças e adolescentes. Então isso muito nos deixa feliz e otimistas com o futuro desse conjunto de ações que a gente vem desenvolvendo para cada vez mais diminuirmos os indicadores de violência e trabalharmos essa dimensão da prevenção, fazendo com que Vitória da Conquista seja uma cidade cada vez mais pujante”, afirmou o gestor da pasta.

O promotor Marcos Coêlho comentou sobre o papel que o Ministério Público tem de mudar cenários. “Ele tem o poder de mediar, de chamar as autoridades, procurar soluções, de mobilizar a sociedade. Então, nós conseguimos muitos avanços e estamos muito honrados com a sua presença aqui. Queremos agradecer essa sua visita para conhecer essa estrutura”, disse o representante do órgão no município ao recepcionar o chefe do MP-Ba. 

Na oportunidade, tanto o promotor Marcos como o procurador-geral convidaram os presentes para o evento de instalação da Procuradoria Geral em Vitória da Conquista. É que até sexta-feira, a cidade vai ser a sede do Ministério Público da Bahia, por meio do projeto Procuradoria-Geral de Justiça Itinerante. “Eu venho com toda a equipe da Procuradoria-Geral para justamente dialogar com o poder público, com a sociedade civil organizada, com a população, mostrar o serviço do Ministério Público, a atuação do Ministério Público, ouvir também, colher informações das necessidades locais de Vitória da Conquista e região, e, dentro desse contexto, valorizar a atuação de cada promotoria de justiça, dando mais potência, mais força e possibilidade realmente para a nossa instituição continuar fazendo aquilo que ela faz, que é mudar histórias de pessoas e de comunidade”, concluiu.

Participaram da visita guiada, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Joabe Oliveira, a titular da 2ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Vitória da Conquista, a juíza Mirna Fraga de Faria, a titular da Vara da Infância e Juventude de Vitória da Conquista, a juíza Juliane Nogueira, o coordenador da Rede de Atenção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Radca), Jerry Lavelle, a representante do Conselho Tutelar no Comitê, Poliane de Santana, a delegada do Núcleo da Criança e Adolescente da Polícia Civil, Rosilene Correia, a gerente do Cidca, Léa Dos Santos Carvalho, e a gerente do Complexo de Escuta Protegida, que também é secretária executiva do CMRPC, Lara Xavier, além de representantes da Fundac e da Guarda Municipal.