Celebrar as inovações tecnológicas que atraem e encantam jovens em todo o mundo é o objetivo principal do CyberConquista, evento que está em sua 3ª edição e acontece entre os dias 6 e 8 de novembro, no Centro Cultural Glauber Rocha. A feira de tecnologia é promovida pelo grupo Inova Conquista e tem o apoio da Prefeitura Municipal, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), dos órgãos que compõem o sistema “S” e outras instituições.

A abertura do evento aconteceu na terça-feira (5), e seguiu ontem (6) e na manhã de hoje, com diversas atividades que atraíram o público, formado, em sua maioria, por estudantes. Toda a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia está baseada no tema: “Biomas do Brasil, Cidades Inteligentes: Saberes, Sabores e Diversidade”. Para isso, palestras, oficinas e exposições estão sendo realizadas durante todo o dia no estacionamento do Glauber e nos auditórios do Planetário e da Prefeitura da Zona Oeste (PZO).

Uma das palestras oferecidas no auditório da PZO, ontem, propôs uma discussão sobre o planejamento das cidades inteligentes e foi ministrada pelo consultor e mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Ricardo Marques.

Ricardo destacou que a temática relacionada ao desenvolvimento sustentável é bem assimilada pelos jovens, por lidarem com o assunto de maneira cotidiana na escola. “Falamos um pouco sobre como a gente trabalha a questão dos 18 objetivos da Agenda 2030 dentro do planejamento das cidades. Acho que é um tema interessante que tem muito a ver com a gestão pública, com o controle social, com a participação da sociedade civil”, destacou o palestrante.

Na área aberta do Glauber, um dos estandes mais frequentados foi o dos alunos da Escola do Serviço Social da Indústria (Sesi). O espaço é onde os estudantes expõem trabalhos de iniciação científica ligados às ciências biológicas e humanas em um formato inteligível a crianças pequenas e também pessoas mais velhas.

Para a aluna do 2º ano do ensino médio do Sesi e também expositora, Cecília Lacerda, a apresentação do trabalho em um grande evento público se soma ao processo de aprendizado. “A gente busca sempre trazer um elemento inovador, com coisas que estão próximas da nossa realidade. O Sesi nos oferece essa oportunidade de ter a iniciação científica e a gente já aproveita e fala um pouquinho dos nossos projetos”, complementou Cecília.

A agente local de Inovação do grupo Inovar Conquista, Lara Santos, destacou que a participação do Poder Público em eventos que promovem a inovação e a participação do público jovem são fundamentais para o desenvolvimento intelectual da cidade. “A gente abre esse espaço para mostrar o que é o mundo da inovação tecnológica e para mostrar o que eles têm acesso e o que a Prefeitura e as outras instituições parceiras também estão oferecendo aqui neste ambiente”, ressaltou Lara.

Com um público estimado entre três e cinco mil pessoas nos três dias, o Cyber Conquista, que acontece em meio às comemorações pelos 184 anos de Vitória da Conquista, oferece atividades gratuitas que incluem palestras, oficinas, workshops, exposições e estandes de tecnologia, e abordam temas como sustentabilidade, desenvolvimento humano e diversidade cultural.

Confira aqui a PROGRAMAÇÃO DIÁRIA – 3º CYBER CONQUISTA 2024