Os moradores do povoado da Roseira tiveram uma manhã de orientações sobre primeiros socorros. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) ofereceu um treinamento no pátio da Escola Municipal Alice Veloso.

Com os olhos atentos, os participantes receberam as informações de como agir em ocorrências de infarto, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e engasgo. Composta por Lucimário Costa, Jucélia Pereira, Marcelo Lopes e Graciele Tavares,  a equipe que esteve na Roseira também explicou como as pessoas podem acionar o atendimento do serviço e em quais circunstâncias, uma vez que o povoado da Roseira recentemente passou a contar com uma ambulância, proveniente de emenda parlamentar articulada pelo vereador Ricardo Babão, para prestar serviço às situações de urgência daquela região.

Graciele

“Eles vão fazer um bom uso desse equipamento. Então, é uma unidade que ela não é para, igual a gente deixa registrado, para exame, para fisioterapia, para curativo, nada disso. Ela é para urgência e emergência, para atender aquela comunidade e os povoados vizinhos”, explicou a coordenadora do Samu, Graciele Tavares.

Ela destacou também que o serviço já realiza treinamentos durante todo o ano em empresas e instituições. “O Samu 192, através do Núcleo de Educação Permanente, já realiza esse treinamento em escolas, empresas, fala muito sobre a Lei Lucas nas escolas, que é uma lei obrigatória, e a gente já tem realizado isso com as equipes da atenção básica. E qual é o propósito agora? É que a gente possa estender isso também para a Zona Rural, e levar esse conhecimento, porque a gente sabe que é uma dificuldade muito grande para a população, eles têm dificuldade no acesso, mas se eles tiverem esse entendimento, com certeza vão fazer bom uso do serviço. E muitas pessoas não sabem que podem acionar o serviço”, completou. Os moradores que precisarem acionar o Samu 192 na Zona Rural podem entrar em contato por meio do número de WhatsApp 77 9122-4283.

A estudante Isabela Almeida, de 9 anos, ficou atenta às explicações da equipe. Ela participou das demonstrações de primeiros socorros para passar o conhecimento ao pessoal de casa. “Eu aprendi como desengasgar o irmãozinho, estou gostando de ver fazendo o salvamento, estou aprendendo muito”, disse a criança.

Dona Vitória Pereira e o esposo Íris Roberto Prado também foram até a escola para aprender as técnicas que salvam vidas e em quais situações devem acionar o Samu 192. Ela também participou das atividades e elogiou a ação desenvolvida com a comunidade.

“Foi muito bom, a gente estava precisando mesmo dessa equipe aqui pra passar isso pra gente, que vai aprendendo a cada dia, né? Eu já engasguei, mas não tinha uma pessoa pra orientar a gente direitinho. E aí é bom porque cada vez mais a gente vai aprender”, elogiou a moradora.

O monitor Renan Novais trabalha diretamente com as crianças da escola e destacou o treinamento como uma preparação para lidar com situações adversas que podem vir a ocorrer.

“É uma ação que deixa todo mundo mais preparado, né? Nós funcionários que lidamos diretamente com as crianças precisamos estar preparados para qualquer situação. E as crianças levam informações até os pais, elas têm facilidade de aprender, então é muito proveitoso esse momento, é enriquecedor”, pontuou.