Educação
Postado em 19 de setembro de 2013 as 19:35:19
e atualizado em 23 de setembro de 2013 as 11:41:31
A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Educação, vem trabalhando para melhorar cada vez mais a qualidade da educação municipal. Nesse propósito, aconteceu nessa quinta-feira, 19, na Secretaria de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico, a oficina de formação para os professores do 6º ao 9º ano, coordenadores pedagógicos e profissionais de vinte municípios da região. A atividade foi voltada para o desenvolvimento do projeto Ararinha na Natureza, que abordou a temática Aves da Caatinga.
A coordenadora-geral do Núcleo Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Jocelma Gusmão, explicou sobre a relevância do tema para a educação municipal. “Essa formação busca incentivar os professores a conhecerem melhor as questões ecológicas, principalmente, com relação as aves da caatinga, evitando a ampliação do processo de extinção desses animais. Fizemos uma parceria com a Editora Horizonte justamente para levar essa temática para as salas de aula e conscientizar os nossos alunos o mais cedo possível”, afirmou.
O projeto pretende mobilizar alunos e professores da educação básica das escolas da região da caatinga e seu entorno para o enfrentamento dos dois principais motivos que levam à extinção dos animais: tráfico ilegal de espécies selvagens e a degradação do meio ambiente.
O biólogo e representante da Editora Horizonte, Felipe Spina, destacou que o trabalho precisa do engajamento de todos para alcançar os seus objetivos. “Estamos abordando questões muito pertinentes para a Bahia porque sabemos que é um problema comum na região. As pessoas gostam de ter animais em casa e não percebem o mal que estão fazendo. Estamos capacitando os profissionais para que esse trabalho seja levado para as salas de aula e para que aos poucos possamos mudar essa mentalidade”, concluiu.
Os professores demonstraram bastante satisfação em desenvolver o projeto com os alunos. “Já trabalhei a questão ambiental com meus alunos e, em parceria com os outros professores da escola. Agora, vamos montar um outro projeto para reforçar ainda mais essa proposta. A escola é o espaço mais adequado para a discussão desse assunto e para que possamos incentivar os alunos sobre o cuidado com os animais e o meio ambiente. Se nós não fizermos esse trabalho de conscientização agora, enquanto eles estão novos, mais tarde ela não vai existir”, explicou a professora de Geografia na Escola Municipal Milton de Almeida Santos, Ana Lúcia Souza.
A professora da Escola Municipal Adolfo Ribeiro, Betânia Andrade, também partilha da mesma ideia. “É de suma importância trabalhar a questão ambiental. O tráfico de animais é o que mais rende, concorrendo com tráfico humano, o de drogas e o de arma. É muito bom trabalhar esses conceitos com os nossos alunos agora, para termos um futuro melhor. Esse projeto vem justamente nos despertar para que continuemos perseverando porque há uma chance para mudarmos essa realidade”, relatou.










