Notícias
Postado em 6 de novembro de 2024 as 08:29:05

Auditório do Facilita
O Comitê Técnico Intersetorial das Arborviroses Urbanas se reuniu nessa terça-feira (5), no auditório do Facilita Saúde, para avaliar a situação epidemiológica e entomológica das arboviroses em Vitória da Conquista, no ano de 2024, e discutir o plano de enfrentamento da Dengue e demais arboviroses (zika e chikungunya) no período 2024/2025.
Integram o Comitê, representantes da sociedade civil e de entidades como o Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias (Sindacs), o Ministério Público Estadual, o Núcleo Regional de Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Defesa Civil, entre outras instituições. A secretária de Saúde, Fernanda Maron, destacou a importância do envolvimento de todos os membros do grupo e da população no enfrentamento às arboviroses.
“Em 2024, nós vivenciamos uma epidemia no município de Vitória da Conquista. Por isso, estamos aqui hoje, na reunião do Comitê, para mostrar os dados de vigilância epidemiológica e entomológica. E também a atualização do plano de ação que tem como estratégia principal a sensibilização de toda a população sobre a importância do seu papel na prevenção da doença”, disse a secretária.

Fernanda
O plano de enfrentamento tem como objetivo geral a redução dos casos prováveis e do número de óbitos por dengue, zika, chikungunya e oropouche no município, por meio do monitoramento e da avaliação da situação epidemiológica e entomológica, a fim de orientar as tomadas de decisão e traçar estratégias para reduzir a transmissão das doenças, monitorando e mantendo o controle do vetor e de seus criadouros.
Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Larissa Pimentel, este é o primeiro momento de discussão para os preparativos da campanha municipal de enfrentamento das arboviroses, que será lançada no dia 23 deste mês, e seguirá até os meses subsequentes. “O plano de enfrentamento também sugere a promoção da assistência adequada ao paciente, garantindo acesso, diagnóstico e manejo clínico adequado por profissionais de saúde habilitados. Define as atividades de educação, mobilização social e comunicação que serão implementadas e reforça ações de articulação intersetorial em todas as esferas de gestão”, afirmou Larissa.

Larissa
Objetivos do Comitê
O Comitê Técnico Intersetorial das Arboviroses Urbanas tem os seguintes objetivos: definir diretrizes para intensificar a mobilização de combate às arboviroses com a divulgação de informações sobre as ações e os resultados obtidos para todo o município; apoiar as ações de mobilização para o combate às arboviroses realizadas pelos demais órgãos municipais, bem como a sociedade civil, visando à integralidade das ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti em todas as esferas de governo, fixando os objetivos e prioridades comuns aos órgãos participantes; monitorar os procedimentos adotados para intensificar as ações de mobilização para o controle das arboviroses; propor aos órgãos e setores competentes parceria nas ações de prevenção e controle das arboviroses; divulgar informações relacionadas à prevenção e controle das arboviroses aos órgãos e entidades que compõem o Comitê Municipal; monitorar as ações do Plano Municipal de Contingência das Arboviroses.





