A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), tem investido de forma significativa na qualidade do ensino e nas condições de trabalho dos professores. Além disso, ela tem promovido a formação dos educadores, para que eles aprimorem seus conhecimentos e para que os estudantes tenham um bom aproveitamento na Prova Brasil, a ser realizada no início de Novembro.

Jocelma Gusmão

Com esse intuito, inclusive, teve início na última terça-feira, 17, mais uma formação de educadores promovida pelo Governo Municipal, via Smed. “Estamos comprometidos em oportunizar condições para que os professores troquem experiências com a perspectiva de aprimorar o desempenho do Município, na Prova Brasil, que é a ferramenta que mede o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da Rede”, destacou a coordenadora-geral do Núcleo Pedagógico da Smed, Jocelma Gusmão.

A atividade seguirá até a próxima semana no Polo de Formação em Saúde da Família, no Centro Municipal de Atenção Especializada (Cemae). De acordo com Jocelma, uma vez que a Rede Municipal de Ensino conta com aproximadamente 2 mil professores, as atividades foram divididas por grupos. “Além disso, estamos realizando também a formação de educação no campo e dos professores para as séries iniciais”, explicou a coordenadora-geral.

Everton Carmo

O professor do ensino fundamental I, Everton Carmo, disse que a formação está sendo proveitosa. “Trata-se de uma atividade que está sendo realizada de forma contínua e concreta, trabalhando as nossas dificuldades e para nós que trabalhamos com o Fundamental I, que é a base da educação, sabemos que tem que ser dada essa atenção maior, para que possamos melhorar ainda mais a alfabetização dos nossos alunos”, disse.

Jane Jardim

Para a professora Jane Jardim do núcleo pedagógico da Secretaria de Educação que conduziu a formação, a iniciativa é importante por discutir questões voltadas para a aprendizagem dos estudantes. “A formação leva o professor a refletir a sua prática para que a gente possa compreender o nosso papel enquanto professor, além de proporcionar mais um momento de sugestões para que surjam soluções para as necessidades encontradas no dia a dia”, ponderou.