Desenvolvimento Social
Postado em 26 de outubro de 2024 as 11:39:55

Turma de sequilhos finalizou nesta sexta-feira (25)
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) encerrou a primeira etapa dos cursos de formação profissional, que estão sendo ofertados desde setembro de 2024, no território do Jardim Valéria, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Os cursos são voltados para membros de famílias atendidas pela assistência social de Vitória da Conquista, de forma prioritária, àquelas que são residentes dos condomínios Minha Casa, Minha Vida e atendidas pelo Programa de Regularização Fundiária do município, o Morar Legal. Ao todo, foram oferecidos, nesta primeira etapa, seis cursos da área de culinária, alcançando uma média de 156 participantes do Jardim Valéria e de bairros vizinhos.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, a iniciativa tem o objetivo de capacitar as famílias que vivem nos residenciais MCMV e que fazem parte do Morar Legal para garantir a entrada no mercado de trabalho, com mais autonomia e dignidade. “Com essa ação, nós vamos garantir que quem vive nos residenciais do programa Minha Casa, Minha Vida e em territórios envolvidos por esses residenciais possam ter a qualificação profissional garantida e acessar o mercado de trabalho, garantindo o desenvolvimento de autonomia e a materialização da dignidade na vida dessas pessoas”, explicou Michael Farias.
- Michael Farias
- Clara Bitencourt
- Hélio Silva
As turmas têm sido acompanhadas, diariamente, pela equipe do Senai. Para a gerente do Senai Sudoeste, Clara Bitencourt, a capacitação profissional tem surtido efeito positivo na comunidade. “Os cursos do Senai têm um foco bastante objetivo na possibilidade de acessar o mercado de trabalho. Então, quando o Senai se movimenta com a parceria da Prefeitura, possibilita à comunidade a se empregar mais facilmente, a empreender. Tem uma entrega no sentido de ganho de autonomia, principalmente das mulheres que são maioria nos cursos e, consequentemente, aumenta o movimento econômico para o bairro e para o município”, afirmou Clara Bitencourt.
O morador do bairro Morada Nova, Hélio Silva, participou do curso de produção de sequilhos e relatou ter sido uma experiência enriquecedora. “Para mim foi um aprendizado de vida muito grande, porque envolve várias coisas e uma delas é o esforço que a Prefeitura tem para trazer isso para a nossa comunidade. Certeza esse projeto não foi bolado na semana passada, ele está sendo discutido há muito tempo até chegar aqui. Fora a dedicação do Senai de colocar a gente em uma zona de conforto, trazer profissionais qualificados para a nossa comunidade. Isso foi maravilhoso. Eu já conversei com a minha esposa e falei que vim aprender e depois vou colocar a placa no portão ‘fazemos salgados por encomendas’”, planejou o morador.
Formação complementar
A primeira etapa da formação ofereceu aos moradores cursos de produção de salgados e folhados, produção de bolos e tortas, pães especiais – massa doce, pães especiais – massa salgada, produção de sequilhos e petit four, e noções para a fabricação de salgados. Os cursos foram ministrados dentro da unidade móvel do Senai, que foi equipada para atender à finalidade das capacitações e fixada nas proximidades das áreas contempladas.
Posteriormente, os participantes também terão acesso a oficinas com a Sala da Mulher Empreendedora, vinculada à Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM), e com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Além disso, nesta semana, já foram iniciadas as oficinas com o Acessuas Trabalho, em que os participantes tiveram acesso a orientações de como preparar um currículo e a como se portar em uma entrevista de emprego.