Desenvolvimento Social
Postado em 19 de outubro de 2024 as 18:27:16
e atualizado em 23 de outubro de 2024 as 09:23:27

Encerramento do curso de pães doces e salgados no território do Jardim Valéria, ofertado pela Prefeitura, em parceria com o Senai
A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) e em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), encerrou, nesta quinta-feira (17), mais uma turma dos cursos que estão sendo ofertados desde setembro de 2024, no território do Jardim Valéria. A iniciativa tem capacitado para o mercado de trabalho membros de famílias atendidas pela assistência social de Vitória da Conquista, de forma prioritária, àquelas que são residentes dos condomínios Minha Casa, Minha Vida e atendidas pelo Programa de Regularização Fundiária do município, o Morar Legal.
Segundo o secretário da Semdes, Michael Farias, a oferta de curso é mais uma das estratégias de inserção das famílias que vivem nos residenciais MCMV e que fazem parte do Moral Legal, ao mercado de trabalho, gerando mais autonomia de renda e dignidade para este público. “Nós seguimos avançando, criando condições para que essas famílias possam desenvolver a autonomia de renda e ao mesmo tempo acessar o mercado de trabalho, numa articulação entre a Política de Assistência Social, a Política de Habitação e a Política de Desenvolvimento Econômico. Todos juntos para garantir que essas famílias sejam protegidas socialmente”, explicou Michael.
- Michael Farias
- Gabriel Carvalho
- Elison Oliveira
- Cristiane Domingues
Para o assistente de Processo e Negócios do Senai, Gabriel Carvalho, que tem acompanhado as turmas desde o início dos cursos, a capacitação já tem surtido resultado nos participantes. “Está sendo muito proveitoso. A gente tem ouvido relatos de pessoas, principalmente, no momento de finalização do curso. Sobre isso aqui ter sido transformação, mesmo lema do Senai. A gente já teve gente com aumento de empregabilidade, pessoas contratadas na área de formação do primeiro e do segundo curso, gente que por citar o nome do curso do Senai já conseguiu um bico por fora. Além disso, incentivou os alunos a criar cooperativas”, pontuou Gabriel.
O morador do Comveima II, Elison Oliveira, participou da turma de produção de pães doces e salgados. No encerramento, ele relatou que a vontade de aprender a produzir pães era antiga, por isso ele aproveitou a oportunidade. “Estou gostando porque eu já tenho uma base também de produção, mas é feito tudo por experiência própria. E a aula mostra o outro lado para a gente, de forma profissional, e também nos possibilita a ensinar alguém que ainda não sabe. Isso só tem a melhorar. Só tenho que agradecer também ao grupo, à Prefeitura, ao Senai e a todos que me apoiaram.
Adesão aos cursos
Nesta primeira etapa, que beneficiou moradores do Jardim Valéria e bairros vizinhos, foram ofertadas seis turmas, com 20 pessoas em cada. Até 25 de outubro, os participantes serão capacitados para a produção de salgados e folhados, produção de bolos e tortas, pães especiais – massa doce, pães especiais – massa salgada, produção de sequilhos e petit four e noções para a fabricação de salgados.
A professora Cristiane Domingues é quem tem ministrado os cursos nessa primeira etapa. Segundo ela, o balanço das turmas tem sido positivo. “A troca com a comunidade tem sido muito boa. Eu tô vendo que eles estão comprometidos. A gente também teve uma adesão boa na última edição, mas não 100% e essa está 100%. Até com a turma já fechada, a gente tem recebido visitas constantes de outras pessoas da comunidade se interessando e já preenchendo um cadastro de reserva. Então, dessa forma a gente percebe que a adesão da comunidade foi bem satisfatória”.
Os cursos têm sido ministrados dentro da unidade móvel do Senai, que foi equipada para atender à finalidade das capacitações e fixada nas proximidades das áreas contempladas. Além da oferta de cursos profissionalizantes, posteriormente, os participantes também terão acesso a oficinas com a Sala da Mulher Empreendedora, vinculada à Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM), com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), e com o Acessuas Trabalho, através de orientações de como preparar um currículo e a como se portar em uma entrevista de emprego.