Comunicação - produção de julho a outubro
Postado em 18 de outubro de 2024 as 16:16:39
e atualizado em 21 de outubro de 2024 as 16:12:43
O Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) recebeu nessa quinta-feira (17), 993 aves resgatadas em uma operação policial no município de Santa Maria da Vitória, no Oeste da Bahia. Esta foi a segunda maior entrada de animais em um só dia neste ano. Somente neste mês de outubro, o Cetas já recebeu 1.740 aves. Na primeira quinzena, mais precisamente nos dias 3, 4 e 8, foram 747 aves passeriformes da fauna silvestre brasileira, apreendidas, na região, pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente (Inema) e pela Polícia Militar.
Dessa vez, os animais resgatados são das espécies canário-da-terra, coleirinho e papa-capim. Eles estavam bastante estressados e debilitados, devido à forma como estavam abrigados, em locais pequenos, com sede e fome.
Segundo o veterinário do Cetas, Aderbal Azevedo, os animais permanecerão no Cetas, em observação, até estarem recuperados. “Eles já estão recebendo os cuidados veterinários, com alimentação adequada até a total recuperação. Quando estiverem bem, serão devolvidas à natureza em locais cadastrados e de ocorrência de cada espécie”, informou.
A secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, chamou a atenção para a quantidade de pássaros silvestres encaminhada para o Cetas e destacou o trabalho desenvolvido pela equipe que trabalha no espaço.
“O trabalho desenvolvido pelo Cetas é fundamental para a manutenção da biodiversidade. A gente tem tido ocorrências constantes de recebimento de aves principalmente, diversos outros animais também, mas as aves são as maiores vítimas do tráfico de animais silvestres. E a gente viu aqui hoje a quantidade de animais que passam por isso, eles são resgatados de gaiolas minúsculas que quase não dá para respirar, nem se movimentar, alguns chegam a ir a óbito, que é uma tristeza muito grande, mas o trabalho que é desenvolvido pelo Cetas é justamente dar uma segunda oportunidade a esses animais”, disse.
- Ana Claudia e Aderbal Azevedo
- Ana Claudia