Comunicação - produção de julho a outubro
Postado em 17 de outubro de 2024 as 16:17:12
e atualizado em 21 de outubro de 2024 as 16:22:11

40ª edição do Suas na Comunidade foi realizada no povoado de Itapirema
A Prefeitura de Vitória da Conquista levou, nesta quinta-feira (17), mais uma edição do programa Suas na Comunidade ao povoado de Itapirema, localizado no distrito de José Gonçalves. Essa é a 40ª edição do programa que, desde janeiro, tem proporcionado a descentralização de serviços essenciais a famílias que residem na Zona Rural e nos condomínios do Minha Casa, Minha Vida.
Ao longo das edições do Suas na Comunidade, mais de 6.060 pessoas foram alcançadas com a realização de cerca de 10.400 atendimentos dos diversos serviços do Sistema Único de Assistência Social (Suas), do Programa Municipal de Habitação de Interesse Social (HIS), de Desenvolvimento Rural, Desenvolvimento Econômico, Cultura, Saúde e de Políticas Transversais, a exemplo da Igualdade Racial e de Política para Mulheres. Além de atendimentos de entidades parceiras, como a Defensoria Pública da União (DPU) e da Defensoria Pública do Estado (DPE).
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, o programa foi criado com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população conquistense com a garantia de acesso a direitos básicos fundamentais. “O Suas na Comunidade é a assistência social indo até as pessoas para garantir acesso a informações qualificadas e a serviços essenciais. Ao invés das pessoas irem até os serviços, os serviços vão até as pessoas. Por isso, eu sempre digo que o Suas na Comunidade é garantia de cidadania, é garantia de acesso a direitos e a serviços públicos de qualidade”, pontuou Michael.
- Michael Farias, falando ao povoado
- Vanderleia Lima
- Edilene de Jesus
Edilene de Jesus, que reside em Itapirema há 14 anos, já é referenciada no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Rural. Segundo ela, a participação na 40ª edição do Suas na Comunidade foi uma forma de reafirmar para os outros moradores a importância do serviço. “O Cras é um lugar que, quando a gente precisa de ajuda, ele sempre apoia. Quando acontece alguma coisa com o filho da gente, a gente vai atrás e recebe ajuda. Então, sempre que eu preciso, vou atrás. E sempre é assim. É um lugar bom. Se alguém precisar, é só procurar”, afirmou Edilene.
Residindo em Itapirema há mais de 10 anos, Vanderleia Lima relatou que a realização da ação em seu povoado facilitou o acesso dos moradores aos serviços.“Eu tenho duas crianças pequenas que estudam, então fica muito difícil me deslocar até Conquista ou até José Gonçalves para fazer atualização do cadastro e outras coisas. Aqui tem muitos idosos precisando de atendimento, mas às vezes não conseguem ir sozinhos para a cidade. Por isso, a vinda do serviço até aqui facilita muito”, destacou a moradora.