A reunião foi realizada no Complexo de Escuta Protegida

A Coordenação Executiva do Comitê Municipal de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e de Proteção Social das Crianças e dos Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência (CMRPC) se reuniu nessa quinta-feira (19) com o delegado Luís Gustavo Dutra, do Núcleo da Criança e do Adolescente da Polícia Civil. O encontro teve como objetivo discutir algumas questões práticas referentes ao atendimento das crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.

Dentre os pontos de pauta que foram discutidos estavam questões relativas às rotinas de trabalho dos órgãos. Ao final do encontro foi decidido que as equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) irão disponibilizar materiais do Unicef e da Childhood Brasil sobre escuta especializada e também com orientações sobre o atendimento às crianças e adolescentes vítimas de violência. Além disso, os membros da Coordenação Executiva do CMRPC irão agendar um momento com o Administrador do Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) para passar orientações aos atendentes do serviço, bem como avaliar a possibilidade de uma futura capacitação aos profissionais que lidam diretamente com crianças e adolescentes.

Durante a reunião, o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, relatou que a Prefeitura está sempre aberta para ajudar e dialogar com a Polícia Civil e os demais órgãos de segurança pública e também do sistema de justiça na solução das suas demandas. “A integração entre a Prefeitura e os órgãos de segurança pública, como a Polícia Civil, é essencial para que possamos garantir uma resposta eficiente e coordenada às demandas de proteção de nossas crianças e adolescentes. O trabalho em rede é a melhor maneira de assegurar que as vítimas de violência recebam um atendimento humanizado, especializado e ágil, como prevê a Lei da Escuta Protegida. Reafirmo o compromisso da gestão municipal em colaborar com a Polícia Civil e demais instituições para fortalecer esse fluxo de atendimento, proporcionando um ambiente seguro e não revitimizante”, destacou Michael.

O delegado Luís Gustavo Dutra também avaliou positivamente o apoio que a Prefeitura presta à Polícia Civil. “O serviço tem funcionado e a cada dia que passa nós vemos como o alinhamento que temos feito através dessas reuniões tem ajudado o trabalho a progredir. O atendimento, de modo geral, é muito bom e funciona. Nosso objetivo é remeter à justiça um inquérito robusto e completo, que dê condições ao juiz de apurar a veracidade dos fatos, e isso tem sido feito com sucesso”, relatou Luís.

Além do secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, e do delegado Luís Gustavo Dutra, também estiveram presentes na reunião o Promotor de Justiça da Promotoria da Infância e Juventude, Dr. Marcos Coêlho, a conselheira tutelar, Poliane de Santana, o coordenador da Rede de Proteção e Defesa da Criança e do Adolescente, Jerry Lavelle, e a gerente do Complexo de Escuta Protegida e secretária executiva do CMRPC, Lara Xavier.