Comunicação - produção de julho a outubro
Postado em 9 de setembro de 2024 as 17:39:10
e atualizado em 22 de outubro de 2024 as 10:23:14

Mais de 80 pessoas participaram do primeiro dia de formação
A Prefeitura de Vitória da Conquista, em articulação com o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (Comdica), está realizando hoje (9) e amanhã (10), um curso sobre a prática da Escuta Especializada de crianças e adolescentes. A formação é voltada para os profissionais do Sistema de Garantia de Direitos. Neste primeiro dia de curso estiveram presentes profissionais das secretarias municipais de Desenvolvimento Social (Semdes), Educação (Smed), Saúde (SMS) e Políticas para Mulheres (SMPM), Conselho Tutelar, Guarda Municipal e o Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente da Uesb (NDCA).
A formação foi feita em parceria com a Universidade Corporativa do Brasil (Ucorp) e Equidade. O objetivo é que, ao longo das aulas, os profissionais compreendam o conceito de Escuta Especializada e construam ferramentas para acompanhamento das crianças vítimas ou testemunhas de violência, segundo as diretrizes e orientações previstas no Guia de Escuta Especializada.
Para o coordenador da Rede de Proteção Social, Jerry Lavelle, o curso é uma forma de garantir que os profissionais da rede de proteção social sigam ampliando seus conhecimentos sobre o tema, de modo a garantir que crianças e adolescentes vítimas de violência não sejam revitimizadas. “Queremos garantir que as crianças e adolescentes vítimas de violência possam ser ouvidos de forma humanizada, sem sofrerem novas violações em decorrência do atendimento. Nosso objetivo é assegurar que cada etapa do processo de proteção seja feita com o máximo cuidado e atenção, evitando a revitimização e proporcionando um acompanhamento mais qualificado”, afirmou Jerry.
A professora da Ucorp, que ministrou a segunda etapa da formação, Polímnia Cassimiro, destacou como esse momento é fundamental para aprofundar o conhecimento dos profissionais que lidam diariamente com crianças e adolescentes que têm os seus direitos violados. “Essa capacitação vai aprimorar os trabalhos e tornar os fluxos que já foram desenhados mais eficientes. A partir de agora, os profissionais irão treinar como preencher formulários e utilizar mecanismos que garantam um atendimento integral e cuidadoso nos casos de violência contra crianças e adolescentes de Vitória da Conquista”, explicou Polímnia.
- Jerry
- Ludimila
- Polímnia
A técnica de Referência do Creas Central, Ludimila Lima, relatou que a formação é uma excelente oportunidade para agregar novos conhecimentos e melhorar suas práticas profissionais. “Por mais que já existam manuais e protocolos, nós não temos um contato direto com esse tema. As capacitações que já foram ofertadas e a capacitação de hoje estão sendo muito produtivas para tirar nossas dúvidas. É um momento de suma importância”, pontuou a profissional.
Nova parceria
Durante o curso também foi anunciado uma nova parceria com a Childfund Brasil, que em articulação com o Governo Municipal irá ofertar três cursos na modalidade EAD para os profissionais do Sistema de Garantia de Direitos. Os cursos têm como tema a proteção de crianças e adolescentes na internet, prevenção a gravidez na adolescência e parentalidade lúdica. “Acreditamos que a melhor forma de prevenir casos de violência é a informação. Somando esforços e disseminando informações iremos chegar a uma forma prevenção mais efetiva”, explicou a gerente de advocacy da Childfund Brasil, Águeda Barreto.

Águeda