Comunicação - produção de julho a outubro
Postado em 27 de agosto de 2024 as 17:37:09
e atualizado em 22 de outubro de 2024 as 08:40:35

A formação aconteceu no auditório Lúcia Dórea, no CEMAE
A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), realizou entre os dias 26 e 27 de agosto uma capacitação sobre rede de proteção, atendimento integrado e escuta especializada de crianças e adolescentes, com o intuito de proporcionar aos profissionais que atuam no Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente de Vitória da Conquista, mais conhecimento sobre as novas institucionalidades criadas pelo município de Vitória da Conquista para implementação da Lei da Escuta Protegida (Lei 13.431/2017). O encontro aconteceu no auditório Lúcia Dórea, no CEMAE, e as aulas foram ministradas pelo consultor que atua na Childhood e na Unicef, Benedito Rodrigues.
Ao final da formação, os profissionais puderam entender como identificar, acolher e notificar casos de violência, de acordo com o Fluxo e o Protocolo Unificado de Atendimento Integrado.

Jerry Lavelle e Benedito Rodrigues
Formações similares já haviam sido ofertadas para integrantes das coordenações de algumas Secretarias Municipais, mas agora esse trabalho está sendo ampliado para toda a rede. “O momento é o de espalhar as informações para toda a rede e, com isso, melhorar o trabalho principalmente de quem tá lá na ponta colocando a mão na massa. Dessa maneira, o conhecimento não fica reduzido a um pequeno grupo de profissionais”, explicou o professor Benedito, que complementou: “A ideia deste curso é que as pessoas saibam como identificar um sinal de violência recente contra crianças mesmo aqueles que são ‘invisíveis’. A partir daí, entenderem, também, como acolher uma revelação espontânea de uma criança que está em situação de violência, e como encaminhar esse caso. Isso tudo sem revitimizar a criança, seja fazendo perguntas inadequadas ou tendo atitudes indesejadas”.
Durante os encontros formativos, estiveram presentes profissionais que atuam nas secretarias municipais de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, além de órgãos que fazem parte do sistema de Justiça e Segurança Pública.

Painel apresentado pelos núcleos setoriais e Conselho Tutelar, com dados sobre a violência contra crianças e adolescentes em Vitória da Conquista
Na ocasião, os representantes dos núcleos setoriais das três Secretarias Municipais, junto com o Conselho Tutelar, apresentaram um painel com as principais características da violência contra Crianças e Adolescentes em Vitória da Conquista.
Para o coordenador da Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente da Semdes, Jerry Lavelle, essa capacitação é uma forma de garantir que os profissionais estejam mais qualificados, levando em consideração as mudanças criadas a partir da Lei da Escuta Protegida. “Essa formação, destinada a mais de 250 profissionais que integram a da rede de proteção, é uma iniciativa que surgiu da necessidade de um avanço cada vez maior no fortalecimento da política de proteção de crianças e adolescentes em nossa cidade”, afirmou.










