Agentes do Simtrans

Uma das principais festas do calendário conquistense, – o Festival de Inverno Bahia (FIB) – completou 18 anos com  muitas atrações e entretinimento de qualidade para quem foi ao Parque de Exposições Teopompo de Almeida, nos dias 23, 24 e 25 agosto. O evento movimentou Vitória da Conquista e incrementou a economia local com aumento do consumo em bares, restaurante e no comércio da cidade. Segundo dados da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o aumento nas vendas no período ficou entre 15% e 20%. No setor de Turismo, a Prefeitura apoiou os produtores de biscoito e de café no pavilhão do Biscoito do Festival.  Na oportunidade foi realizada uma ação de turismo, divulgando para os milhares de visitantes o potencial da cidade em relação ao turismo, além de ações no aeroporto e na rodoviária,  recepcionando os turistas para falar da riqueza que é Vitória da Conquista.

E para garantir o bom andamento do evento, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista apoiou na logística com as secretarias municipais de Serviços Públicos (Sesep), Mobilidade Urbana (Semob) e de Saúde. As equipes da Sesep estiveram no local realizando serviços de limpeza nas vias e organizando os ambulantes na parte externa do parque, com a fiscalização que evitou a montagem de barracas em locais que atrapalham o fluxo de pessoas. Já a Semob destacou um efetivo de 20 agentes municipais de trânsito a cada dia, que atuaram no isolamento da área e na orientação dos motoristas e motociclistas sobre as alterações no tráfego urbano durante os shows. Essas guarnições também atuaram na organização das filas de táxis e ônibus em locais específicos para embarque e desembarque de passageiros.

A Guarda Municipal intensificou o serviço nos logradores próximos ao evento com 32 guardas trabalhando no serviço ordinário e oito viaturas. E também foi realizada a proteção preventiva, e a Semob manteve duas viaturas em frente ao FIB.

Na área de Saúde, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, disponibilizou dois postos de atendimento de urgência, cada um deles com um médico, um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem. Nos três dias foram realizados 72 atendimentos clínicos com três remoções.

Já a Vigilância Sanitária participou do evento com 15 inspetores que atuaram na inspeção de todos os estabelecimentos comerciais, 3 cozinhas particulares, serviços de saúde (Posto Médico, ambulâncias e profissionais de saúde). Também foram realizadas visitas em estandes para conferência de venda de cigarros comuns e cigarros eletrônicos. Durante a ação, foram feitas orientações de correção de algumas situações, foram aprendidos 520 litros de bebidas clandestinas (sem rótulo, nota fiscal, em embalagens precárias e escondidas em local totalmente camuflado) e descartados 12 quilos de camarão, produto sem nota fiscal e sem registro do órgão regulamentador.

Vigilância Sanitária

A equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) realizou abordagem social e realizou o encaminhamento de dois adultos em situação de rua na área externa ao evento, de duas crianças e de três adolescentes em situação de mendicância na área interna do FIB.