Para tratar de demandas relativas à 10ª edição do Festival Suíça Bahiana, que será realizado pelo Coletivo Suíça Bahiana e pela Prefeitura de Vitória da Conquista nos dias 19 e 20 de outubro, foi realizada uma reunião com o coordenador municipal de Cultura, Adriano Gama, e com o técnico em assuntos culturais da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sectel), Gilmar Dantas. O encontro aconteceu na manhã desta segunda-feira (12), no Gabinete Civil.

Na reunião, foram apresentadas as propostas da produção executiva do evento, as atrações que já estão confirmadas – e que serão divulgadas ao público, em breve –, bem como as novidades deste ano, a exemplo de uma rodada de negócios entre os 27 territórios do Coletivo que contará com o apoio do Hub Conquista e do Banco Nordeste, e tem o intuito de fortalecer o circuito de músicos independentes e construir uma rede sólida de contatos.

“O evento traz renomados artistas nacionais, mas também é uma oportunidade importante para os músicos locais, especialmente por poderem apresentar suas próprias composições”, disse Adriano Gama.

“Trata-se de uma celebração bastante diversa, representativa, na qual costumamos ter equidade de gênero entre os artistas. Isso é bastante emblemático”, explicou Gilmar Dantas.

O Festival

O Festival Suíça Bahiana é um evento que faz parte do calendário oficial de Vitória da Conquista, por meio da Lei nº 2.415 de setembro de 2020, e  é certificado pelo Selo IGUAL lançado pela plataforma Womens Music Event, com o intuito de equalizar line-ups e equipes de eventos musicais em todo país.

Entre as atrações que já se apresentaram nas edições anteriores estão Emicida, Larissa Luz, Ratos de Porão, Marcelo Jeneci, Mombojó, Dead Fish, Supercombo, Pouca Vogal, Rachel Reis, Rubel, Maglore, ConeCrew Diretoria, entre outras. A expectativa de público para a décima edição é de 3 mil pessoas por dia.